quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Processo contra Nassif é ameaça da ditadura midiática - por Renato Rovai - fonte: http://www.revistaforum.com.br

(12/02/2008 01:57)

Lauro Jardim e Eurípedes Alcântara, editores de Veja, decidiram processar o jornalista Luís Nassif por conta de uma série de artigos que ele está publicando em seu blog.

A dupla não contesta as matérias de Nassif e nem pede direito de resposta. Só decidiu que vai aos tribunais.

Vejam como são as coisas. Veja é aquela revista que acusa sem provas e fontes a todos os movimentos e pessoas que não convém aos interesses dos investidores da Editora e aos seus estafetas de plantão (perdão, estafetas!).

E aquela revista das caixas de uísques que vieram repletas de dólares de Cuba. Lembram? E da suposta conta do presidente no paraíso fiscal. Vou ficar nisso só para citar duas matérias que ouviram vozes do além. E eram repletas de acusações.

Veja também é publicação que decidiu espicaçar com o biógrafo de Che Guevara, o jornalista estadunidense Jon Lee Anderson. Fez isso tanto no blog da revista, de forma estapafúrdia, como na edição impressa. Tudo porque Anderson negou que seu livro dissesse o que revista disse que o tal livro dizia. Inusitado, né? Mas nada surpreendente quando se trata de Veja.

Como também não é surpreendente que a revista divulgue que não vai processar Nassif. Que quem vai processá-lo são seus jornalistas. Eles é ficaram bravinhos com a história revelada no blog do colega e comunicaram a empresa da decisão tomada.

Será que os colegas do prédio da Marginal nos consideram absolutamente estúpidos?

Até dona Clotilde sabe como funciona a coisa. Se você não quer aparecer, usa laranjas. Ou bananas. Depende da fruta que o vendedor da quitanda preferir. Honestamente não sei qual fruta é mais simbólica para o caso.

Mas uma coisa eu sei. Esse processo não é contra o Nassif. É muito mais do que isso. É uma grave ameaça à liberdade de imprensa na internet. E está sendo movido com algum bom dinheiro para calar a boca daqueles que não fazem o coro do cantadores de uma nota só. É para intimidar.

Outros colunistas já começaram a acusar os sites e os blogues. É um jogo orquestrado. Podem escrever, outros tantos colunistas penas-de-patrão vão gastar muito papel para dizer que a internet virou uma terra sem lei. Um vale tudo. E que nós (os canalhas), a estamos usando contra gente do bem (eles).

Nassif tem a minha solidariedade e o meu apoio. Se necessário for até o meu testemunho. Aliás, Nassif pode invocar centenas de testemunhos de pessoas que tiveram sua honra vilipendiada pela revista durante o último período.

Ou, melhor, poderíamos todos mover uma enorme ação popular contra Veja e o seu jornalismo. Há motivos de sobra para isso. Eduardo Guimarães, amigo de blogosfera, pense nisso, que tal sua ONG liderar essa história? Quem sabe eles não decidem pedir para os seus jornalistas desistirem do processo. Acho que seria mais prudente.

Por Renato Rovai - editor da revista Fórum - fonte:http://www.revistaforum.com.br


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: