quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Eleições Americanas II - Barack Obama vence em Wisconsin - fonte: http://www.viomundo.com.br

BARACK OBAMA VENCE EM WISCONSIN COM 62% DOS VOTOS DE HOMENS BRANCOS E AVANÇA SOBRE ELEITORADO FEMININO

Atualizado em 20 de fevereiro de 2008 às 00:47 | Publicado em 19 de fevereiro de 2008 às 20:37

por Luiz Carlos Azenha

WASHINGTON - 22:30 - Em Wisconsin Barack Obama ganhou entre homens brancos por 62% a 36%; a vantagem da senadora entre mulheres caiu para 51% a 48%. Hillary Clinton precisa vencer com cerca de 65% dos votos dos grandes estados se quiser sobreviver. Uma tarefa muito difícil, considerando que Obama não tem dificuldades financeiras para financiar sua campanha. O mesmo não se pode dizer da senadora.

WASHINGTON - 22:00 - Barack Obama adotou um discurso populista. "Se você trabalha nos Estados Unidos não pode ser pobre", afirmou. Ele prometeu acabar com a isenção de impostos para empresas que exportam empregos e transferí-la para companhias que invistam no país. Disse que vai aumentar o salário mínino para acompanhar a inflação. Criticou os executivos que ganham em alguns minutos "o que o americano comum ganha em um ano." Com a vitória desta noite em Wisconsin o senador de Illinois consolidou sua vantagem sobre Hillary Clinton - que é de cerca de 50 delegados. "Estamos gastando 9 bilhões de dólares por mês no Iraque. Podemos usar esse dinheiro para construir estradas, pontes, hospitais e escolas", ele afirmou. "Vou redescobrir o poder de nossa diplomacia", disse Obama sobre sua proposta de política externa. "Vou fechar Guantanamo, restaurar o habeas corpus e acabar com a tortura", acrescentou. Hillary Clinton está nas cordas.

WASHINGTON - 21:45 - Washington se tornou um "cemitério de idéias", disse Obama em seu discurso de vitória. A vitória em Wisconsin é significativa porque 88% dos eleitores democratas que votaram nas prévias eram brancos. Diante de cerca de 20 mil pessoas em Houston, no Texas, ele prometeu acabar com a exportação de empregos dos Estados Unidos. O público se levantou quando Obama prometeu acabar com a ocupação do Iraque. O senador usa um bracelete que recebeu da mãe de um soldado de 20 anos que morreu na guerra. Se vencer no Texas ou Ohio no dia 4 de março Obama dará um golpe mortal na candidatura de Hillary Clinton.

WASHINGTON - 21:33 - Hillary Clinton acaba de discursar em Ohio. Ela atacou Barack Obama sem mencionar o nome dele. Disse que discursos não são a solução. Prometeu acabar com a "diplomacia de cowboy" de George W. Bush. Disse que o futuro presidente dos Estados Unidos deve estar preparado para trabalhar a partir do primeiro dia.

WASHINGTON - 21:26 - Barack Obama conquistou a nona vitória consecutiva, em Wisconsin. Ele faz campanha no Texas, onde vai falar diante de cerca de 20 mil pessoas. Wisconsin é estado vizinho de Ohio, onde a prévia acontece no dia 4 de março. No Texas, pesquisas mostram que Hillary Clinton está praticamente empatada com Obama. A senadora precisa vencer em Ohio e no Texas se quiser sobreviver. Com 3% dos votos contados em Wisconsin, Obama tem 56% dos votos contra 43% de Hillary.

WASHINGTON - 21:00 - John McCain venceu a prévia do Partido Republicano em Wisconsin. Barack Obama lidera entre os democratas. McCain aproveitou o discurso de vitória para atacar os democratas, dizendo que eles confiam mais no estado do que no povo. "Um velho inimigo dos Estados Unidos está saindo de cena", afirmou McCain, em referência a Fidel Castro. Ele também se referiu a Hugo Chávez como "um fanfarrão que ameaça cortar nosso fornecimento de petróleo." McCain atacou o senador Barack Obama sem se referir diretamente a ele. Disse que um candidato democrata havia prometido negociar "com gente que apóia o terrorismo." Referiu-se aos fundamentalistas islâmicos como "monstros imorais" que celebram a morte. Ele se apresentou como o mais capaz para defender os Estados Unidos e restaurar a economia.

WASHINGTON - Os republicanos votaram em massa, hoje, na prévia democrata de Wisconsin, a disputa mais importante do dia entre Barack Obama e Hillary Clinton. Em quem? Ainda não se sabe. Pesquisas de boca-de-urna demonstram que 9% dos participantes da prévia democrata eram republicanos. As regras locais permitem que filiados a um partido votem nas prévias de outro. As pesquisas revelam bons sinais tanto para Barack Obama quanto para Hillary Clinton.

O bom sinal para ela é que 57% dos eleitores que votaram são mulheres. O bom sinal para ele é que 27% se declararam independentes. Wisconsin é um estado "branco" - só 12% dos que votaram na prévia são negros ou hispânicos. Hoje também está sendo disputado o caucus do Havaí. Barack Obama, que nasceu no estado, é franco favorito. Se vencer em Wisconsin e em seu estado natal, Barack Obama completará dez vitórias consecutivas.

fonte: http://www.viomundo.com.br


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: