segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Eleições Americanas, ultimas noticias - por Luiz Carlos Azenha - fonte: http://www.viomundo.com.br/eleicoes-americanas

Eleições Americanas Utilidades

É MCCAIN CONTRA DEUS; E OBAMA, GANHADOR DO GRAMMY, CONTRA HILLARY

Atualizado em 11 de fevereiro de 2008 às 08:11 | Publicado em 11 de fevereiro de 2008 às 07:55

WASHINGTON - Você acorda. Paga 3,50 pelo jornal. Lê matéria requentada de agência. Ao meio dia aquilo que você leu já não está valendo. E se alguma coisa aconteceu na noite anterior, depois do horário do fechamento, esqueça. Não é notícia. Isso tem ou não cheiro de naftalina? Neste site, pelo menos, é de graça. Minha proposta é economizar o seu tempo. Vou direto ao assunto. E aqui você pode dar palpite. Pode falar mal de mim. E dos outros. Quem sabe até se divertir.

Este é um convite para que você acompanhe aqui a Miniterça. Um momento histórico. De verdade. Um negro e uma mulher disputando o direito de concorrer à Casa Branca? Nunca mais.

A Miniterça eu inventei. Vai acontecer amanhã, aqui em volta de casa. Na Virgínia, Maryland e Distrito de Columbia. Prévias democratas e republicanas.

RESUMO DO FILME:

Republicanos:

George W. Bush disse que John McCain é conservador puro-sangue. É uma tentativa de convencer a base conservadora do partido a apoiar o senador. A base conservadora ouve Bush. O presidente não quer a Casa Branca nas mãos de um democrata. Por todos os motivos, inclusive o medo de ir parar na cadeia. Na Miniterça McCain pode chegar perto da vitória matemática sobre Mike Huckabee, o "candidato cristão". Huckabee já disse: não aceita a vaga de vice de McCain. O que quer o ex-governador de Arkansas? Mandar um recado à base conservadora: votem em mim, o verdadeiro puro-sangue. Quem forma a tal base conservadora?

Conservadores: menos governo, menos impostos, o aquecimento global é ficção, os fetos têm os mesmos direitos de um nascido, os juízes não devem "legislar" nos tribunais, os imigrantes ilegais trazem doenças para a América, todo americano tem direito de comprar e portar armas, se você cortar imposto dos ricos eles vão investir mais e criar mais empregos, a mão invisível do mercado a tudo regula, cabe aos Estados Unidos implantar a "american way of life" no mundo. Parte dela odeia John McCain tanto quanto Hillary Clinton. Dizem que ele é mole com os imigrantes, votou contra o corte de impostos do Bush, não vai escolher juízes suficientemente conservadores para a Suprema Corte e andou até criticando a tortura em Guantanamo.

Direita religiosa: coalizão de evangélicos, católicos e judeus conservadores. Acordo tácito entre eles: os cristãos apóiam Israel 100%, em troca de apoio doméstico em questões relevantes para os cristãos: "home schooling", ou seja, os pais educam as crianças em casa para evitar a "contaminação" da escola pública; tentativa de derrubar as leis que permitem o aborto; educação religiosa nas escolas e ensino do "criacionismo" lado a lado com as teorias de Darwin. Criacionismo=Deus fez o mundo, a teoria da evolução é fábula. Novo nome do criacionismo, para torná-lo mais light: "intelligent design". Tucanaram o criacionismo, diria o José Simão. Deus seria a inteligência por trás do design do Universo. Esses querem um candidato com os quais se identifiquem em termos de valores morais. McCain é muito laico para o gosto deles. Não vai rezar antes das reuniões do ministério. Não vai se dizer guiado por Deus ou instrumento divino, como Bush.

A disputa não é mais McCain versus Huckabee. É McCain contra a base conservadora, que está rachada. O senador é muito bipartidário para o gosto de muitos. Essa disputa tem se refletido nas prévias. Onde os conservadores e evangélicos pesam mais (vide Kansas e Louisiana) Huckabee vence. Não é o caso de Maryland, Virginia e Washington DC. Bom sinal para os republicanos: McCain captura o "centro", os independentes. Péssimos sinais para os republicanos: economia em retração e o comparecimento nas prévias que tem sido pífio, sem entusiasmo.

Democratas

Você gosta de pesquisas e números? Mas a política não cabe na matemática. A CNN diz que Hillary Clinton tem 1148 delegados e Barack Obama 1121. A Associated Press dá outros números. O New York Times tem sua própria estatística. E você fica perdido, sem entender o que acontece. Pudera: o sistema de escolha de delegados é bizantino. Além dos que são escolhidos nas prévias, há os superdelegados - políticos e burocratas do partido que tem direito de participar da escolha. São cerca de 700 votos.

Os números também mudam por causa de indefinições.Batizei de "prévia esquecida" a do Novo México. Até agora não há resultado final. Com 99% dos votos contados Hillary Clinton tinha vantagem de 1.123 votos sobre Barack Obama, 49 a 48%.

Quer descomplicar sua vida? Esqueça a matemática e pense na política. Hillary Clinton e Barack Obama estão empatados. Se ele ganhar na miniterça, passa a ser ligeiro favorito. Data crucial: 4 de março. Prévias no Texas, Ohio, Vermont e Rhode Island. Texas e Ohio são estados de peso. Se Hillary vencer na Virgínia, no Texas e em Ohio, esqueçam. Barack Obama será vice se quiser.

Se você der de cara com análises ou reportagens levantando a hipótese de que a decisão do candidato será na Convenção Democrata ou ficará por conta dos superdelegados, pule para a próxima matéria. É perda de tempo. Depois de 4 de março vai ter conversa de bastidor. Vai ter acerto. Os democratas não rasgam dinheiro. Querem ganhar em novembro.

Quer uma não-notícia para comentar com os amigos do escritório? O Barack Obama ganhou o Grammy. Desta vez derrotou Bill Clinton. Foi na categoria de livros em áudio. São populares aqui. Você coloca o CD no automóvel ou em casa e fica "ouvindo" o livro. É como a Bíblia narrada por Cid Moreira. Obama ganhou com o livro "Audácia da esperança: pensamentos sobre a reconquista do sonho americano". Bill Clinton e Jimmy Carter também concorriam. Aqui sim, a contagem é definitiva: nessa categoria o casal Clinton tem três estatuetas do Grammy (ele duas, ela uma) e Barack Obama tem duas.

Por Luiz Carlos Azenha - http://www.viomundo.com.br/eleicoes-americanas


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: