(do blog do Luis Nassif - http://www.projetobr.com.br/blog/5.html)
Por Rui Daher
Até me constranjo, Nassif, em trazer este assunto para um Trivial que homenageia Ari Barroso. Justo ele que sabia como ninguém dar um "jeitinho" para criar obras-primas musicais e pérolas futebolísticas.
Mas este é o espaço reservado para assuntos variados, então, aqui vai, com a licença de Ari. Hoje, a "Folha" nos traz a notícia do lançamento do livro "Cultura das Transgressões, Lições do Brasil", organizado por FHC e Marcílio Marques Moreira.
Escrevem o livro vários pensadores tucanos e quase-tucanos. A tese lá desenvolvida, apoiada em estudo do Banco Mundial e pesquisa do instituto Latinobarometro, é de que o "jeitinho brasileiro" atrapalha nossa economia. Fato que tende a ser resolvido mediante as pressões internacionais advindas com a globalização.
Mais que sempre, hoje é dia de sentir falta de Darcy Ribeiro, Celso Furtado e Gilberto Freyre. Dadivosa, a "Folha", no mesmo caderno (Dinheiro), nos informa que "Escândalo de sonegação europeu se espalha". Em pelo menos treze países. Não duvido que os participantes do livro atribuam o fato aos brasileiros que para lá emigram.
Leia aqui sobre o escândalo da sonegação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário