quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Atirando no próprio pé: Revistonas da direita enterram ainda mais a pouca credibilidade que tinham... - por André Lux - fonte: http://tudo-em-cima.blo

Atirando no próprio pé: Revistonas da direita enterram ainda mais a pouca credibilidade que tinham...

.
Acho que ninguém mais duvida que a imprensa corporativa, que visa o lucro acima de tudo e de todos, é parcial e partidária.

Tirando meia dúzia de direitistas e tucanóides hidrófobos, estamos todos carecas de saber que a dita "grande" mídia brasileira está nas mãos de meia dúzia de famílias podres de ricas que transformam o jornalismo em mais um meio de propagar suas ideologias e defender seus privilégios.

Todavia, o que mais impressiona é que, depois que Lula foi eleito, eles não conseguem nem mesmo disfarçar isso. Em nome da sua orientação golpista e anti-democrática, cometem erros grotescos (conhecidos como "barrigas" nos meios jornalísticos) que ferem de morte ainda mais a sua já combalida credibilidade, que acaba fazendo-os perder leitores, assinantantes e anunciantes todos os dias.

Um exemplo disso são as capas das três maiores revistas-panfletos - Época, Veja e Revista Semanal (uma espécie de Veja-light, obviamente para quem tem QI de ostra em coma) - que trazem nas capas o suposto "escândalo" dos cartões corporativos do governo Federal. Em nome da sua fúria anti-petista, as ditas revistas de jornalismo foram obrigadas a fingir que não sabiam nada sobre os gastos dos cartões corporativos do Governo do PSDB, em São Paulo, que mesmo reduzidos a um mero Estado apresenta gastos superiores aos da União! Notem que essa informação já era de conhecimento público desde sexta-feira, ou seja, eles não têm como afirmar que só ficaram sabendo depois que as edições já estavam impressas...


(clique na figura para vê-la maior)

Muita gente deve se perguntar por que eles insistem na prática desse jornalismo de esgoto já que estão sentindo no bolso faz tempo as conseqüências. A resposta é simples: não sabem fazer outra coisa. É algo instintivo, que faz parte da essência deles.

Existe uma fábula que ilustra bem esse caso:

"Um escorpião precisava atravessar um rio profundo, mas não sabia como. Aí chegou um elefante e ele disse "Por favor elefante, me carregue em suas costas para que eu possa atravessar o rio". O elefante olhou desconfiado e perguntou "Como posso confiar que você não vai me picar, animal peçonhento?" ao que o escorpião respondeu: "Se eu picar você, também vou morrer quando você se afogar no rio". O elefante ponderou e achou sensato o argumento do outro. Todavia, quando estavam ambos no meio do rio, o elefante sentiu a picada mortal do escorpião em suas costas e, antes de afundar, conseguiu perguntar "Mas por que você fez isso??". Ao que o escorpião replicou: "Infelizmente, não posso ir contra meus instintos primitivos..."

Seria cômico se não fosse tão trágico! Porque quando o jornalismo, que deveria atuar como o "quarto poder" (vigiando os outros três poderes), sucumbe à práticas partidárias e mesquinhas, quem sofre é a democracia e, claro, as pessoas mais necessitadas.

Mas, vamos esperar o que de uma imprensa que não apenas fomentou e participou ativamente do golpe militar de 1964, como cresceu e se multiplicou durante ele, servindo como órgãos "oficiosos" do regime de terror reinante...

E pensar que tem um monte de gente por aí que se diz democrata, liberal e ético que dá seu suado dinheiro para manter esse lixo golpista, seja comprando em banca, assinando ou dando Ibope pela TV. Quando será que vão aprender que a única coisa que os barões da mídia querem é a sua grana?
.


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: