terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Notas Frias na campanha de Serra em 2002 - por Paulo Henrique Amorim

SERRA: MARCIO FORTES É A CHAVE


Paulo Henrique Amorim


. A Folha publica nesta terça, dia 19, nas págs. A4 e A5 – clique aqui para ler - apenas para assinantes – que a campanha do presidente eleito José Serra, em 2002, quando perdeu para Lula por 61% a 39%, emitiu notas frias, segundo a Receita Federal.

. "A empresa inidônea, diz a Receita, é a Marka, desativada desde 96 e pertencente a Marcio Fortes, ex-secretario geral tucano. A fantasma é a Gold Stone, cujo endereço é ignorado... A Delegacia da Receita Federal de Brasília suspendeu a imunidade tributária do PSDB e o autuou em cerca de R$ 7 milhões."

. O homem-chave é Marcio Fortes.

. Ele faz parte da tropa de choque de Serra, com Daniel Dantas e Ricardo Sérgio de Oliveira.

. (Ricardo Sérgio de Oliveira, aquele do "... no limite da irresponsabilidade", o momento Péricles de Atenas do Governo do Farol, foi chefe de "finanças" de campanhas de Serra e de Fernando Henrique.)

. (Sobre Dantas, leia "Coincidência: Cecília Mello ajuda Dantas", "Citi teme que Dantas suma com o dinheiro", "Dantas o Estado sou eu" e "Por que o PIG não fala de Dantas")

. O nome de Fortes sempre aparecia para os jornalistas que cobriam a campanha (*), quando se falava em dossiês (*2).

. Na campanha de 2002 havia dossiês contra Roseana Sarney (*3), as atividades empresariais da mulher de Tasso Jereissati, contra Paulo Renato de Souza (descrito amplamente pela revista Carta Capital) – os dois, eventuais adversários de Serra dentro do PSDB – e Anthony Garotinho, candidato a Presidente – sobre o dossiê contra Garotinho, conversei com ele numa reportagem para o UOLNews (nos tempos em que o UOL podia falar mal do Serra ...)

. Quem conhece muito bem os dossiês da campanha de Serra de 2002 é Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.

. Paulinho e eu tratamos da matéria, enquanto esperávamos por uma entrevista do "Roda Viva", quando trabalhei na TV Cultura.

. Paulinho descreveu, perplexo, revoltado, detalhes do dossiê contra Roseana Sarney.

. Ricardo Sérgio, Daniel Dantas (os dois estiveram unidos na "privatização" dos telefones) e Marcio Fortes – este é o caminho para descer aos subterrâneos da vida política de José Serra.

(*) Durante a campanha de 2002, Serra atribuiu a expressão "Eixo do Mal" a três jornalistas: Mônica Bergamo, na Folha; Ricardo Noblat, no Correio Braziliense; e o locutor que vos fala.

(*2) Aguarda-se ansiosamente a próxima edição de um dossiê: o "Dossiê Aécio Neves" ...

(*3) Sobre a operação para destruir a candidatura de Roseana Sarney em 2002, é preciso entender a joint-venture Ministério Público Federal – Polícia Federal – José Serra – revista Época – e o presidente Fernando Henrique Cardoso. Recomenda-se a leitura do livro "Código da Vida", de Saulo Ramos, Editora Planeta do Brasil. Saulo conta tudo e Serra e FHC não o processaram ... Saulo só não diz que, depois de realizada a operação, o agente da Polícia Federal mandou um fax ao Presidente no Palácio do Alvorada, escrito: "Missão cumprida" ... Sobre o Farol de Alexandria, acompanhe o Festival do Tartufo Nativo, no blog do Mino. Clique aqui.

Em tempo: como diz o Conversa Afiada: com liberdade de imprensa, os tucanos de São Paulo não passam de Resende. Clique aqui para ler no Estadão uma entrevista de Luis Eduardo Soares sobre a tentativa de Serra de jogar as chacinas da PM de São Paulo para debaixo do tapete - apenas para assinantes do Estadão.

fonte: http://conversa-afiada.ig.com.br


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: