segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

INSTRUMENTO ANIMAL: O uso prejudicial de animais no ensino superior - fonte: http://www.internichebrasil.org/livro/release.htm

INSTRUMENTO ANIMAL: O uso prejudicial de animais no ensino superior

O uso de animais vem sendo motivo de controvérsias e situações de conflito no ensino superior, em vem sendo cada vez mais explorado pela área científica, educacional, filosófica e jurídica. Trata-se de uma antiga metodologia aplicada ao ensino científico nas áreas das ciências biológicas e da saúde que, além de causar sofrimento e morte de milhares de animais anualmente no Brasil, provoca uma séria reflexão sobre questões referentes ao ensino e à ética.

Este trabalho, de natureza interdisciplinar, é uma contribuição ao debate. Artigos de vários profissionais de distintas áreas expõem o tema de forma crítica e acessível, convidando a leitora e o leitor a uma reflexão aprofundada sobre as implicações destas práticas. Nele, as argumentações de cunho histórico, ético, educacional, filosófico e jurídico oferecem uma visão interdisciplinar e consistente para legisladores, juristas, educadores, estudantes, ambientalistas e demais ativistas de libertação animal.

A InterNICHEBrasil, com o apoio da Animal-Free Research (www.animalfree-research.org), anuncia o lançamento do livro "Instrumento Animal: o uso prejudicial de animais no ensino superior" (clique na imagem para ampliar).

O preço promocional de lançamento é de R$ 15 (mais despesas postais), válido apenas para os primeiros 100 exemplares.

Para efeitos de cálculo de despesas postais, consulte o site dos correios aqui. (CEP Origem: 88037-300 / Peso por exemplar: até 300 gramas).

Efetue o depósito do valor do exemplar, mais despesa postal, na conta 35.242-X, agência 1453-2, Banco do Brasil (em nome de Thales Tréz). Informe por email a efetivação do depósito, juntamente com o endereço de entrega. No prazo de até dois dias úteis seu exemplar será enviado.

Para revenda a partir de organizações de natureza educacional, ambiental e animal, preços especiais serão oferecidos nas compras de mais de um exemplar, uma vez que os fundos sejam destinados às respectivas causas.


Sumário do livro e informação sobre os autores:

Os animais são seres sencientes
Irvênia Luiza de Santis Prada

Irvênia dos Santis Prada é médica veterinária pela Universidade de São Paulo (USP), professora titular em Anatomia Animal desta mesma instituição, e docente da Pós-Graduação na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, onde recebeu o título de Profa. Emérita. Foi presidente e depois assessora da Comissão de Ética nessa Faculdade. Foi presidente do Conselho Orientador do Zoológico de São Paulo e Diretora-Substituta dessa Instituição. Dedica-se com especial enfoque à Neuroanatomia Animal. Encontra-se fortemente inserida no contexto do Bem-estar Animal, participando de cursos, palestras, congressos e debates sobre temas relacionados à proteção e defesa dos animais. É estudiosa do assunto “Interação Cérebro-Mente” dos animais, divulgando o assunto em palestras e artigos de divulgação. Defende a postura de que os animais, como seres sencientes, merecem ser
respeitados pelo ser humano e especialmente pelos profi ssionais cuja atividade se relaciona diretamente a eles, o que deve se traduzir em atitudes de ética que promovam e preservem o seu bem-estar.

Experimentação animal: histórico, implicações éticas e caracterização como crime ambiental
Laerte Fernando Levai e Vânia Rall Daró

Laerte Fernando Levai é promotor de Justiça em São José dos Campos e autor do livro Direito dos Animais (Editora Mantiqueira, 2004). Vânia Rall Daró é advogada, tradutora pública e intérprete comercial
em língua francesa.

O estatuto dos animais usados em experimentos: da negação filosófica ao reconhecimento jurídico
Sônia T. Felipe

Sônia T. Felipe é Doutora em Teoria Política e Filosofia Prática pela Universidade de Konstanz (Alemanha, 1991), pioneira na abordagem da ética animal no Brasil. Realizou projeto de pós-doutorado em Bioética-Animal na Universidade de Lisboa; investigadora permanente do Centro de Filosofi a daquela universidade; membro do Bioethics Institute da Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento, FLAD (Lisboa); autora de dezenas de artigos sobre ética animal, ambiental e direitos humanos; colaboradora do sítios www.vegetarianismo.org e www.sentiens.net; membro do conselho editorial da revista Ethic@; da Revista Brasileira de Direito Animal; da Phrónesis; publicou em 2003, Por uma questão de princípios (Editora
Boiteux), o primeiro livro escrito no Brasil sobre a ética animalista de Peter Singer; e, em 2007, Ética e experimentação animal: fundamentos abolicionistas (Editora da UFSC). Co-autora nas coletâneas:
Tendências da ética contemporânea (Petrópolis: Vozes); Éticas e Políticas Ambientais (Lisboa: Centro de Filosofi a da Universidade de Lisboa); Bioética e Direitos Humanos (Florianópolis: Editora da OAB/SC); Kant: liberdade e natureza (Florianópolis: Edufsc); O utilitarismo em foco (Florianópolis: Edufsc); Filosofia e direitos humanos (Fortaleza: Editora da UFC).
Professora de Ética Prática, Bioética, Ética Global e Teorias da Justiça, nos programas de graduação e pós-graduação em Filosofia, e no Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC,
nos quais orienta dissertações de Mestrado e de Doutorado, projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso em bioética, com ênfase em ética animal e ética ambiental.

O que aprendemos com as aulas de fisiologia?
Rita Leal Paixão

Rita Leal Paixão possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1989), mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Ciências Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca / Fundação Oswaldo Cruz (2001). Atualmente é Professora Adjunta e Diretora do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense , Vice presidente da Sociedade de Bioética do Estado do Rio de Janeiro, Membro da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Membro de corpo editorial da Revista Brasileira de Bioética, Revisora de periódico da Clínica Veterinária (São Paulo), Revisora de periódico da Revista CFMV (Brasília) e Revisora de periódico da Revista Brasileira de Educação Médica. Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Bioética. Atuando principalmente nos seguintes temas: experimentação animal, ética aplicada, bioética, bem-estar animal.

Vozes do silêncio: Ideologia e resolução de conflito psicológico diante da prática da vivissecção
João Epifânio Regis Lima

João Epifânio Regis Lima é doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Psicologia pela USP e graduado em Ciências Biológicas pela USP. É atualmente professor de Filosofia da Ciência e de Estética na Faculdade de Filosofia da Universidade Metodista de São Paulo, e professor de
História e Filosofia da Ciência na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo.

“Não matarei”: considerações e implicações da objeção de consciência e da desobediência civil na educação científica superior
Thales de A. e Tréz

Thales de A. e Tréz possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e mestrado em Ética Aplicada pela Katholieke Universiteit Leuven (2001). É professor da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Tem experiência na área de Ética na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética, vivissecção, experimentação animal, métodos alternativos e educação humanitária. Coordena a InternicheBrasil desde 1999, promovendo a substituição do uso de animais no ensino superior. Tem perfil profissional extensionista, coordenando projetos nas áreas de educação ambiental, ensino médio e cultura negra.

Objeção consciente ao uso de animais: o conflito na sala de aula
Mariana Coelho Mirault Pinto

Mariana Coelho Mirault Pinto é graduada em Biologia, Licenciatura/Bacharelado, pela Universidade Católica Dom Bosco (2003) e em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). É mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, trabalhando com comportamento de macaco-prego (Cebus apella cay) em Cerrado. Concursada como Fiscal Estadual Agropecuário (Bióloga) da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – IAGRO/
MS, atua hoje como Bióloga do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul – CRAS/IMASUL.
Tem experiência nas áreas de Biologia Geral, Clínica Médica Veterinária, no uso de Florais de Bach em animais, em Etologia e em Ecologia.

Método de ensino substitutivo na disciplina de técnica cirúrgicas
Julia Maria Matera

Julia Maria Matera possui graduação na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (1972) e doutorado em Cirurgia Para Pequenos Animais Domésticos pela Tierärtzliche Hochschule Hannover (1975). Professora Titular do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal. Linhas de Pesquisa: Pequenos Animais, Cirurgia, Artroscopia, Cirurgias de Reconstrução e Neurocirurgia.

http://www.internichebrasil.org/livro/release.htm


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: