quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Por que Lula não manda o presidente da Vale embora?

::

Agnelli se sentou em cima do Ego e do minério de ferro

Agnelli se sentou em cima do Ego e do minério de ferro


por Paulo Henrique Amorim


. O presidente Lula resolveu fritar o presidente da Vale pelos jornais.

. Saiu hoje na Folha (*), pág. B3

“Lula volta a dizer que a Vale precisa elevar investimento. Em artigo para jornais, presidente confirma que cobrou mineradora, que não quis se manifestar.”

. Os donos da Vale são os fundos de pensão das estatais.

. O presidente da Vale, Roger Agnelli, que pensa que é dono da Vale, é representante dos acionistas minoritários e privados.

. Agnelli joga para eles, para os seus patrões, os acionistas privados – e para o PiG (**), porque pensa na futura carreira de executivo profissional.

. O PiG (**) transformou Agnelli num gênio, para demonstrar que a Vale, privatizada (?), é mais eficiente que a Petrobrás.

. A Vale é um blefe.

. A Vale faz o que os meus ancestrais, os portugueses fizeram no Brasil quando aqui chegaram: tiram minério do chão e mandam para o exterior.

. A Vale jogou todas as fichas num consumidor, a China, e quando a China renegocia preços ou compra menos, é um Deus nos acuda.

. Com a geração de caixa da Vale, ela poderia fazer 20 vezes mais investimentos do que faz.

. Mas, Agnelli se sentou em cima do Ego e do resultado certo, fácil.

. Lula deveria fazer com ele o que fez com o presidente do Banco do Brasil.

. (E não fez com o presidente do BankBoston, que ficou na presidência do Banco Central e atrasou o Brasil.)

. Manda embora.

. Ou o Lula acha que, se o Agnelli ficar desempregado, o “mercado” vai se chatear ?

. O Agnelli é como os tucanos de São Paulo: um produto do PiG (**)


(*) Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele acha da investigação, da “ditabranda”, do câncer do Fidel, da ficha falsa da Dilma, de Aécio vice de Serra, e que nos anos militares emprestava os carros de reportagem aos torturadores.

(**)Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista

Fonte: Conversa Afiada

::
Share/Save/Bookmark

Um comentário:

Unknown disse...

...engraçado, há mais ou menos um ano, li no conversa afiada o paulo henrique amorim dizendo que era investidor da vale, que admirava o presidente da empresa, a ponto de noutro artigo compará-lo ao Gianni Agnelli da Fiat, dizia no artigo que o PIG estava querendo fazer com a Vale e com Roger Agnelli o que fez com Lula (naquela desmoraliza, moraliza e desmoraliza novamente). Agora vem PH contradizendo tudo que disse. para alguém que é muito admirado, e de certa forma é um formador de opniões, PH está pisando na bola.

E coletando direitinho as informações, os maiores investidores da Vale não é a PREVI e a BNDSPAR, mas os investidores privados. O "Apedêuta" tem apenas voz em assembléias como meia dúzia qualquer!