segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Não contrarie os jornais

::



Não contrarie os jornais Você está perdido se não diz o que eles querem. Aconteceu com Everardo Maciel

da redação Carta Capital

Um novo critério na avaliação de reputações vem se estabelecendo no País. Quem concorda com as teses da mídia é alçado ao posto de prócer da honestidade, dos bons valores e defensor de um Brasil mais decente. Quem discorda, cai em desgraça. Nesta última categoria passou a ser enquadrado desde quarta-feira 26 o ex-secretário da Receita Federal do governo FHC, Everardo Maciel.

Avidamente buscado pelos jornais para espinafrar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e condenar de antemão o suposto pedido de “agilização” da investigação da Receita sobre o filho de José Sarney, Fernando, o ex-secretário surpreendeu a todos ao definir o assunto como “um factóide, uma farsa”. Exatamente como fizera CartaCapital em sua última edição.

Maciel foi além, ao classificar a gestão frente à Receita de Lina Maria Vieira, a acusadora de Dilma, como “desastrosa”. Ao Terra Magazine, do jornalista Bob Fernandes, o ex-secretário de FHC também definiu a “manobra contábil” que a Petrobras teria utilizado em suas contas, principal mote da CPI que se desenrola a passos trôpegos no Senado, como um expediente normal.

“A Petrobras tem absoluto direito de escolher o regime de caixa ou de competência para variações cambiais, por sua própria natureza imprevisível, em qualquer época do ano”, declarou Maciel, para quem a controvérsia em torno do caso é outro factóide.

Foi o que bastava para o “Leão que morde”, o “xerife da Receita”, o “funcionário público exemplar”, ser transformado em alguém que age sob interesse de um grupo, no caso, do Sindireceita, entidade que representa os analistas tributários. O fenômeno que acontece agora com Maciel é oposto ao que ocorreu com sua sucessora no cargo, Lina Vieira. Até fazer a “denúncia” envolvendo Dilma, a ex-secretária era apontada pelos jornais como uma “aparelhadora” da Receita. Ao dizer o que deseja à mídia, ganhou status de mártir do governo Lula, injustiçada perseguidora dos grandes contribuintes.

De todo o imbróglio envolvendo a ex-secretária, fica por explicar a real situação interna e os jogos de poder dentro da Receita Federal. A que interesses partidários serve Lina Vieira? Ao PT é que não é. A cada dia que passa, fica mais patente que o governo Lula de fato errou, mas não ao demiti-la e sim ao indicá-la ao cargo.

Fonte: Carta Capital

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: