sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sobre as disparidades gritantes entre as pesquisas do Datafolha e do Vox Populi

::

por Renato Rovai - da Revista Fórum


As perguntas que enviamos a Band e ao Vox Populi

As perguntas enviadas para a TV Bandeirantes:

1) A pesquisa do Vox Populi sobre intenções de voto para as eleições presidenciais de 2010 foi encomendada pela Bandeirantes e realizada entre os dias 31 de julho e 4 de agosto. Porém, só foi divulgada pela Bandeirantes na terça-feira, 18, quatorze dias após a realização da pesquisa. Por que os resultados não foram publicados logo após o término da pesquisa?

2) Qual é o tempo que a Bandeirantes demora, em geral, para publicar resultados de pesquisas eleitorais?

3) Já houve alguma vez em que a Bandeirantes levou mais que o tempo regular para publicar o resultado de uma pesquisa eleitoral? Se sim, quando, e quanto tempo se passou entre o fim da pesquisa e sua publicação?

4) A Revista Fórum recebeu a informação de que o governador José Serra, ao saber dos resultados da pesquisa do Vox Populi, teria pressionado a Bandeirantes para não divulgar os resultados. A Bandeirantes confirma essa informação?

************

E o email enviado para o Marcos Coimbra, do Vox Populi:


Caro Marcos Coimbra, gostaria de algumas considerações suas em relação a última pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi sobre a disputa presidencial 2010, contratada pela Band.

As informações são de que a Band segurou por mais de dez dias o

resultado da pesquisa para publicá-la. Ou seja, com o levantamento feito entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, o resultado só foi publicado no dia 18. É verdade essa informação? Eles tinham o resultado da pesquisa há mais de 10 dias?

Consta também que a direção da Band ligou para o governador Serra e este teve um "ataque", dizendo que cortaria as relações com a empresa caso eles divulgassem o resultado que aponta queda nas intenções de voto do governador e crescimento de Dilma Rousseff. Você teve conhecimento dessa situação?

Que a saída que a Band encontrou foi combinar que o Datafolha divulgasse uma pesquisa antes para "abafar" o resultado da pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi. Você teve conhecimento desta estratégia?

Há quanto tempo a Vox Populi faz pesquisas para a Band? Em alguma outra vez a empresa demorou tanto para divulgar o resultado de uma pesquisa de opinião contratada exclusivamente para divulgar a intenção de votos de candidatos à disputa presidencial?

Estamos aguardando a resposta.

Fonte: Revista Fórum - Blog do Rovai

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: