quarta-feira, 19 de agosto de 2009

O caso Lina: as mentiras insinceras

::

por Luis Nassif

Estou para ver episódio mais surreal do que esse super-factóide criado pela mídia em torno da ex-Secretária da Receita, Lina Vieira - que afirmou ter mantido um encontro reservado com a Ministra Dilma Rousseff, onde lhe teria sido solicitado apressar o inquérito sobre o filho do senador José Sarney.

A Casa Civil é o órgão mais importante de qualquer governo, porque é por lá que passam todos os projetos de lei, portarias, medidas administrativas, para que sejam avaliadas sua legalidade, sua relevância para o governo etc.

A primeira coisa que Lina fez, quando indicada Secretária, foi providenciar uma visita à Casa Civil, não para uma audiência com Dilma, mas com secretarias de lá, com as quais teria que conviver. Por aí pode-se entender o peso de qualquer pedido emanado da Casa Civil.

O episódio do suposto encontro entre ela e Dilma foi tão insólito, que desenvolveram-se duas versões sobre o caso.

A primeira, dos que achavam que qualquer pedido de informação da Casa Civil - mesmo não sendo uma interferência no processo (como a própria Lina admitiu), configuraria alguma espécie de irregularidade.

A segunda, dos que acham que é tão normal a Casa Civil pedir informações sobre processos internos que Dilma Rousseff deveria admitir que o encontro ocorreu e que seu procedimento foi absolutamente normal e legal.

Só tem um pequeno detalhe: e se o encontro não ocorreu? Dilma deveria endossar metade da mentira para desqualificar a segunda metade, a de que teria feito pedidos indevidos à ex-Secretária?

É a pátria de macunaíma.

Quais são os elementos que permitem sustentar que o encontro não ocorreu?

Quando Dilma desafiou Lina a indicar dia e hora, encerrou a questão. É como se fosse um jogo de poker em que um dos jogadores - Dilma - colocou todas as suas fichas na mesa, abriu suas cartas e desafiou o outro lado a mostrar as suas. E o outro lado recolheu suas fichas e não bancou a aposta, porque, com as cartas abertas, não podia mais blefar.

Se o encontro tivesse ocorrido, e a mídia acreditasse mesmo no que escreve, estaria feito sarna atrás de Lina para que mostrasse das seguintes cartas na manga:

1. Indicar dia e hora do encontro.

2. Indicar o nome do funcionário a quem ela pediu que levantasse os dados supostamente solicitados por Dilma.

3. Indicar o nome do motorista e o carro que a levou até o Palácio. Todo carro público tem um mapa com as viagens feitas.

4. Indicar nomes de pessoas que souberam, à época, da tal reunião.

No depoimento ela disse que não pediu para nenhum funcionário levantar as informações, não deu retorno a Dilma, não informou sequer seu marido dessa reunião absolutamente insólita.

Nenhum jornalista sério - e mesmo aqueles que faziam jogadas com Gilberto Miranda - deixaria de ir atrás dessas pistas se tivesse a mínima convicção de que a história é verdadeira.

Eles sabem que mentem. E mentem persistentemente, na frente de uma multidão cada vez maior de leitores que recorrem à Internet para confirmar se o que lêem nos jornais é mentira ou verdade.

********

[pra rir]

Por Jorge:

Atenção! Acabam de ser encontrados o grampo do áudio do Gilmar-Veja-Demóstenes e o original de papel da ficha “Dilma terrorista” da Folha: estavam na agenda da Lina.

Fonte: Luis Nassif Online

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: