quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Serra teria pressionado Band a atrasar divulgação de Vox Populi

::

Serra teria pressionado Band a atrasar divulgação de Vox Populi

por Renato Rovai - Revista Fórum

A pesquisa Vox Populi divulgada pela Band na última terça-feira pela Band foi iniciada no dia 31 de julho e encerrada em 4 de agosto. Quem já trabalhou com marketing político ou usou pesquisa para qualquer fim sabe que dez dias podem ser uma eternidade. Jornalistas sabem que todo meio comunicação divulga pesquisas eleitorais no mesmo dia ou no dia seguinte ao seu encerramento. Então, por que a Band demorou tanto tempo para levar os resultados a público?

Este blogue foi informado por gente muito bem informada que a resposta é: o governador José Serra ao saber dos resultados pressionou a direção da TV a não torná-los públicos.

Utilizou como argumento o fato de o Instituto Vox Populi também prestar serviços ao PT. E ao mesmo tempo aproveitou a entrada de Marina Silva na disputada presidencial e solicitou à Folha que fosse a campo medir o pulso do eleitorado.

Só quando a pesquisa Datafolha, onde Dilma pára de crescer num ritmo forte, vem a público, a Band divulga a do Vox Populi. E de alguma forma se livra de ser acusada no futuro de ter engavetado um levantamento eleitoral que favorecia a ministra.

A história faz todo o sentido. E a Band precisa esclarecê-la.

PS1: O Eduardo Guimarães http://edu.guim.blog.uol.com.br/ antecipou há três semanas que uma fonte dele na Folha de S. Paulo tinha lhe dito que viriam pesquisas manipuladas. Curioso ele ter acertado, né?

PS2:Estamos encaminhando perguntas a respeito deste caso para a TV Bandeirantes e para o Instituto Vox Populi. Em breve, as divulgarei aqui.

Fonte: Blog do Rovai - Revista Fórum

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: