sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Conta de luz em SP aumenta para Zé Pedágio arrecadar mais

::

Apagão é uma especialidade dos tucanos de São Paulo

Apagão é uma especialidade dos tucanos de São Paulo

Saiu no Estadão:

Conta de luz pode subir com mudança de imposto em SP


Diretor da Aneel admite possibilidade de reajuste, mas decreto estadual já está sendo questionado no STF

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) espera, para os próximos meses, uma romaria de distribuidoras de eletricidade em busca de autorização para aumentar suas tarifas. A razão é o decreto paulista que instituiu a chamada substituição tributária. As empresas argumentam que seus custos subiram por causa da medida e querem autorização para compensar esse efeito.

Ontem, o diretor-geral da agência, Nelson Hubner, admitiu que há grande possibilidade de os pedidos de reajuste serem aceitos. “Elas têm grande chance de ter êxito nesse questionamento. Temos de reconhecer.”

O Decreto 54.177, assinado pelo governador José Serra (PSDB), obriga as companhias a recolher o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações das comercializadoras no mercado livre de energia.

A Associação Brasileira dos Agentes Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel) até já recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o decreto. A ação direta de inconstitucionalidade 4281 está sob a relatoria da ministra Ellen Gracie e questiona, principalmente, os danos que o decreto deve provocar sobre a livre concorrência no mercado de energia.

Fonte: Conversa Afiada

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: