sábado, 22 de agosto de 2009

Porque acredito em você

::


Porque acredito em você

por Eduardo Guimarães

Antes que me corrijam o português, explico que o título deste texto não é uma pergunta, que demandaria ponto de interrogação, ou o anúncio de uma explicação, o que me obrigaria a separar a conjunção subordinativa causal “porque”. O título é uma resposta, daí a conjunção.

“Porque acredito em você” é a resposta que tenho dado a amigos e familiares que não entendem por que gasto tanto tempo, energia e esforço com um blog que não me dá nem me dará nada em proveito particular.

Respondo à minha mulher e, agora, a uma só filha dos quatro filhos que tenho (pois já "ganhei" a consciência de um filho e de uma filha), que gasto tanto tempo, energia e esforço com este blog porque acredito não só em quem me faz a pergunta, mas nas pessoas em geral, no ser humano.

Dir-me-ão insensato, ingênuo, irracional, incompetente, inconseqüente... Acharão que enlouqueci. Mas não, não enlouqueci. Enlouquecer é acreditar que vivemos em um mundo cercado de seres propensos ao mal e à agressão ao próximo.

A própria iniciativa de criar um blog é a maior demonstração de crença nas pessoas porque não se escreve para si, mas para o outro. Quem escreve acha que pode induzir outros a um determinado pensamento.

Claro que, freqüentemente, tentam induzir o erro do outro escrevendo ou discursando, mas quando se escreve sem objetivos materiais não há possibilidade de se buscar produzir alguma coisa que não seja reação positiva das pessoas, reações voltadas aos valores mais elevados.

Digo que este blog me deu coisas que dinheiro nenhum paga: satisfação íntima, sensação de dever cumprido, qual seja ele, o de dar bom exemplo, de estimular a solidariedade, o companheirismo, a amizade, a piedade, a bondade, os bons sentimentos em geral.

Dirão “bom-mocismo” ou até hipocrisia, mas, conforme os anos vão passando e meus adversários vão vendo que não conseguem produzir nenhuma acusação concreta contra mim de que alguma vez me beneficiei do trabalho neste blog, vou ganhando credibilidade para dizer que faço isto aqui sem querer ganhar nada.

Não anseio tirar nada daqui porque não vivo de jornalismo, e estou velho demais para começar a viver. Com este blog quero apenas dar exemplo de conduta sensata, tolerante, humanista. E quero mostrar que qualquer cidadão pode interferir com sucesso nas grandes questões quando só visa o bem da coletividade.

Acreditar em você, portanto, é uma forma de eu continuar acreditando na vida, em que vale alguma coisa continuar vivendo, em que este lapso de tempo que passamos neste planeta, nesta dimensão, nesta realidade que nos cerca, não é um evento pateticamente inútil.

Acredito que existe um plano por trás da criação. Não sei se é o Deus cristão, o budista ou se os deuses eram astronautas, mas não consigo conceber um universo tão impressionante, uma natureza tão sábia, sem que tudo isso decorra de um plano transcendental.

Daí que, daqui até o dia em que fechar meus olhos de vez, continuarei postando pensamentos e percepções, enfim, idéias e condutas que estimulem o melhor das pessoas, pois acredito que disseminando o positivo, o edificante, a sociedade melhora para todos, inclusive para mim.

Fonte: Cidadania.com

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: