terça-feira, 24 de março de 2009

Borá povo, mobilizar-nos para votação das cotas?

::

por Conceição Oliveira*

Amanhã, quarta-feira (25/03/2009), é dia de votação no Senado.

Eu não vou escrever pela enézima vez porque acho imprescindível à democracia, à justiça social, à efetiva educação para igualdade étnico-racial a aprovação desta ação afirmativa. Se você fizer uma pesquisa neste blog pelas tags racismo, relações étnico-raciais, política de cotas, lei 10639/03, negritude, ações afirmativas e temas afins, vai descobrir todo os meus argumentos.

O que farei aqui é socializar um mail que eu já enviei para os senadores e que acho que você também deveria enviar. Para facilitar o envio em dois emails, além do modelo, reproduzo em dois blocos os endereços eletrônicos dos senadores.

Boa prática cidadã!

Frô

Vossa Excelência
Senador da República do Brasil

Vossa Excelência
Senadora da República do Brasil

Vimos solicitar a V. Ex.ª nos ajude a fortalecer a corrente daqueles que defendem e lutam pelas políticas de cotas, como ação afirmativa em favor de estudantes de origem africana e indígenas.

Defendemos, para um tempo apropriado, as políticas chamadas de universalistas e que poderão garantir o acesso às universidades daqui a aproximadamente 30 anos de quaisquer alunos e alunas que entrarem nas BOAS escolas públicas que serão implantadas no País [só Deus sabe quando!].

A ação afirmativa vem suprir as decenais omissões e descasos históricos do poder público na área da educação, em nosso País. Mas uma medida tão singela tem virado um “bicho de sete cabeças”.

A POLÍTICA (em caixa alta) é irmã gêmea da ÉTICA. Se é assim, deve ser exercida em sintonia com uma dimensão fundamental: o TEMPO.

Em nosso vivido, temos sofrido junto com a população brasileira majoritária, pelo fato de alguns políticos, alguns intelectuais – e alguns/mas outros/a “românticos/as” ou “interesseiros/as” – colidirem contra a boa política e a ética quando negam a necessidade da implementação de políticas que promovam a igualdade e a justiça HOJE, e as adiam para as “calendas gregas”.

Neste futuro sempre adiado, os/as jovens negros/as e indígenas que estão, com justeza, reivindicando um lugar nas universidades públicas serão avôs, antes de poderem ver reconhecidos seus direitos que são legítimos em função de um regime de segregação – com “ares” de “democracia racial” – que teve início nos anos 1500 e que os governos do Brasil têm feito questão de perpetuar, especialmente a partir do dia 14 de maio de 1888!

Negros e negras estão exaustos de viverem o “dia seguinte” de uma abolição inconclusa após 120 anos!

Nesse sentido, vimos solicitar a V. Ex.ª, na condição de Senador/a da República considere a necessidade do povo brasileiro [com todas as características históricas, políticas e demais que V. Ex.ª bem conhece para o exercício do mandato] e vote, na próxima 4a. feira, em favor da PL 180/2008.

No caso V. Ex.ª já ser um/a digno/a defensor/a de uma política que tornará a presença de homens e mulheres negros/as e indígenas em nosso País uma realidade de dignidade para mais de 50% da população e para todos/as os/as demais que, juntos, se irmanam (de um jeito ou de outro) na constituição da brasilidade… solicitamos nossas desculpas no encaminhamento indiscriminado deste Ofício, considerando o tempo exíguo para nos dirigirmos a cada um/a em particular.

Mui Respeitosamente,

Conceição Oliveira

historiadora, pedagoga e autora de livros didáticos

SP, Capital

Lista de emails dos senadores

sergio.zambiasi@senador.gov.br, sarney@senador.gov.br, j.v.claudino@senador.gov.br, jose.agripino@senador.gov.br, jtenorio@senador.gov.br, sergio.guerra@senador.gov.br, roseana.sarney@senadora.gov.br, rosalba.ciarlini@senadora.gov.br, romeu.tuma@senador.gov.br, romero.juca@senador.gov.br, renatoc@senador.gov.br, renan.calheiros@senador.gov.br, raimundocolombo@senador.gov.br, simon@senador.gov.br, paulopaim@senador.gov.br, paulo.duque@senador.gov.br, patricia@senadora.gov.br, papaleo@senador.gov.br, osmardias@senador.gov.br, neutodeconto@senador.gov.br, mozarildo@senador.gov.br, marisa.serrano@senadora.gov.br, mario.couto@senador.gov.br, maria.carmo@senadora.gov.br, marconi.perillo@senador.gov.br, marco.maciel@senador.gov.br, crivella@senador.gov.br, maosanta@senador.gov.br, magnomalta@senador.gov.br, lucia.vania@senadora.gov.br, leomar@senador.gov.br, katia.abreu@senadora.gov.br, josenery@senador.gov.br, jose.maranhao@senador.gov.br, jonaspinheiro@senador.gov.br, joaquim.roriz@senador.gov.br, joaoribeiro@senador.gov.br, joaodurval@senador.gov.br, jefperes@senador.gov.br, jayme.campos@senador.gov.br,
jarbas.vasconcelos@senador.gov.br, inacio.arruda@senador.gov.br, ideli.salvatti@senadora.gov.br, heraclito.fortes@senador.gov.br, gilvamborges@senador.gov.br, gerson.camata@senador.gov.br, geraldo.mesquita@senador.gov.br, garibaldi.alves@senador.gov.br, francisco.dornelles@senador.gov.br; flexaribeiro@senador.gov.br, flavioarns@senador.gov.br, fernando.collor@senador.gov.br, fatima.cleide@senadora.gov.br, expedito.junior@senador.gov.br, ecafeteira@senador.gov.br, eliseuresende@senador.gov.br, efraim.morais@senador.gov.br, eduardo.suplicy@senador.gov.br, eduardo.azeredo@senador.gov.br, edison.lobao@senador.gov.br, demostenes.torres@senador.gov.br, delcidio.amaral@senador.gov.br, cristovam@senador.gov.br, cicero.lucena@senador.gov.br, cesarborges@senador.gov.br, augusto.botelho@senador.gov.br, arthur.virgilio@senador.gov.br, antval@senador.gov.br; acm@senador.gov.br, alvarodias@senador.gov.br, mercadante@senador.gov.br, almeida.lima@senador.gov.br, alfredon@senador.gov.br, adelmir.santana@senador.gov.br, wellington.salgado@senador.gov.br, valterpereira@senador.gov.br, valdir.raupp@senador.gov.br, tiao.viana@senador.gov.br, tasso.jereissati@senador.gov.br, siba@senador.gov.br; serys@senadora.gov.br, marinasi@senado.gov.br

Fonte: Blog Maria Frô

::



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: