terça-feira, 24 de março de 2009

Super Trunfo Árvores Brasileiras...

::

por Jeison T. Alflen

Como no Natal, na Páscoa o Progresso Verde também dá presente. Não é chocolate, mas um trabalho de educação ambiental que tomou um pouco do meu tempo. Inspirado no genial Treta, que idealizou o "Super Trunfo Blogs", pensei: por que não fazer um Super Trunfo das árvores brasileiras permitindo que, ao mesmo tempo em que as crianças se divirtam, aprendam um pouco sobre a riquíssima flora nacional. Claro que não há limite de idade, bastando imprimir o baralho, recortar as cartas e jogar segundo as regras do Super Trunfo original.

O baralho conta com 32 cartas personalizadas, cada qual com 8 informações sobre diversas espécies arbóreas brasileiras incluindo FAMÍLIA, NOME POPULAR e CIENTÍFICO, OCORRÊNCIA da espécie no território nacional e 4 itens de confrontamento – ALTURA, DIÂMETRO, DENSIDADE DA MADEIRA e TEMPO DE GERMINAÇÃO das sementes. Para a escolha das espécies procurei incluir as mais conhecidas, árvores símbolos de Estados e regiões, mais importantes para a biodiversidade e economia.

Então, faça o download do baralho pelo Rapidshare ou direto nos arquivos do Progresso Verde. Se não souber baixar pelo Rapidshare, aqui tem um tutorial.

Sempre lembrando que a reprodução é permitida - e incentivada -, desde que citada a fonte, podendo ser colocado um link do http://progressoverde.blogspot.com ou adicionar o button, lembrando que o blog e todos seus produtos são protegidos por uma Licença Creative Commons. Aguardo comentários.

Feliz Páscoa a todos e boa diversão.

IMPORTANTE

O nome e a marca Super Trunfo são de inteira propriedade de Grow Jogos e Brinquedos S.A. e não será explorado comercialmente por este blog. Todos os direitos reservados à empresa.

As imagens e informações das espécies foram retiradas dos livros Árvores Brasileiras v. 01 e 02, de Harri Lorenzi do Instituto Plantarum e todos os direitos são reservados.

UPDATE 1: Considerando que as regras do jogo na Wikipedia não são muito explicativas, veja aqui mais detalhes de como jogar.

UPDATE 2: Fichas das espécies no Flikr do PV.

UPDATE 3: Participe da comunidade do STAB no Orkut.

Fonte: Blog Progresso Verde

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: