segunda-feira, 30 de março de 2009

Ros-dos-Ventos - por Maurício Dias

::

por Maurício Dias


Barack e Chávez


A Casa Branca inaugurou, na quinta-feira 26, o serviço on-line que permite aos internautas fazerem perguntas que o presidente Barack Obama responde pessoalmente.

Antes da sabatina, ele lembrou: “Eu prometi abrir a Casa Branca a vocês e é isso que estou fazendo hoje”.

Dias antes, um artigo do Financial Times indicava que Obama buscava, com frequência, o caminho
da conversa direta com o povo, quando falava da crise financeira.

“Compartilho a raiva de vocês” é uma das frases marcadas no discurso dele.

Corre o risco de ser apontado como imitador de Chávez abaixo da linha do Equador?

::

Boca do inferno


A propósito da imprensa brasileira.

No dia 22 de março, a manchete de O Globo anunciou antecipadamente o fracasso do Plano Habitacional do governo, lançado na quinta-feira 26.

“Pacote habitacional não vai aliviar déficit de moradia.”

::

Voz do povo


A queda de 5 pontos na aprovação do governo Lula (de 70% para 65% na avaliação “ótimo/bom”), segundo o DataFolha de março, é para ser comemorada pelo presidente.

Os números da pesquisa refletem a opinião pública nos três meses anteriores, período em que
a imprensa anunciou diariamente o “fim do Brasil” e, por consequência, da popularidade de Lula, em razão da crise financeira mundial.

Esse resultado, antes de tudo, desnuda a falta de apoio popular à oposição.

::

Voz do Brasil

Informação que circula no meio diplomático brasileiro garante que duas cidades consolidaram a posição na disputa para sede das Olimpíadas de 2016.

Tóquio e Rio de Janeiro.

Por enquanto, nesta ordem.

::

Preliminares de 2010


Aécio Neves treina forte para o confronto final com José Serra.

Com apoio do governador mineiro, o tucano José Milton, prefeito de Conselheiro Lafaiete, foi eleito, na quarta-feira 25, presidente da poderosa Associação Mineira de Municípios (AMM).

Uma vitória esmagadora. Ele conseguiu 254 votos contra 80 do petista Pompilio Canavez, de Alfenas, apoiado pelo ministro Hélio Costa, do PMDB.

A batalha, além de ser travada entre os grupos que vão disputar o governo do estado, envolve,também,a montagem da base mineira para a campanha à Presidência da República.

A AMM representa os 853 municípios do Estado.

::

Pingo no i


Em nota oficial, a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) acusou Gilmar Mendes de “leviano” e de “veículo de maledicência contra os magistrados”.

Um ataque feito no mesmo diapasão usado pelo presidente do STF.

Mendes já se referiu à Justiça brasileira como “manicômio judiciário” e, de outra feita, ao “autismo dos juízes”; acusou a Polícia Federal de empregar métodos “fascistas” e de cometer “canalhice”. Além disso, qualificou certas denúncias do Ministério Público como “ineptas” e que os juízes as recebem por “covardia institucional”.

Pela facilidade com que provoca, Mendes qualifica-se como “jurisconsulto” e, certamente, ficará orgulhoso de ter inspirado o modesto neologismo.

::

Passando a limpo

A partir das denúncias de CartaCapital, em reportagem do repórter Leandro Fortes, o deputado Chico Alencar (PSOL) vai acionar a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Ele vai propor a realização de audiência pública sobre ações atribuídas a Luiz Fernando Corrêa quando atuava na PF do Rio Grande do Sul.

“Vamos convidar, entre outros, a doméstica Ivone Cruz, que teria sido vítima de torturas, e os delegados da Polícia Civil que investigaram o caso, como Fernando Pontes e D’Artagnan Tubino”, diz o parlamentar.

::

Darcy no céu

Eleito para o Senado, em 1990, o antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997) ficou impressionado com os privilégios da Casa para seus integrantes. As benesses e mais o felpudo tapete azul-celeste que cobre o piso do plenário inspiraram o gracejo que ele fez.

“Ser eleito para o Senado é como ir para o céu sem morrer.”

E olhe que Darcy se referia apenas aos benefícios legais.

::

Fonte: Carta Capital

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: