sexta-feira, 27 de março de 2009

Quem são os De Olhos Azuis: Blue Eyed, Jane Elliott

::

por Antônio Mello

Desde ontem, nos sites de nossa grande mídia, mais à noite nos telejornais e continua hoje nos jornalões o comentário sobre uma suposta gafe do presidente Lula ao colocar a culpa da crise que vivemos “na gente branca de olhos azuis”, diante do primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que, diga-se de passagem, não tem olhos azuis.

É de uma hipocrisia sem tamanho, pois todos sabemos muito bem do que Lula estava falando e o que estava dizendo com aquelas precisas palavras. A crise internacional foi criada pelos grandes centros, mas, especialmente, pelo mercado americano. Está sendo exportada para o mundo todo, graças à queda em parafuso da economia americana, e agora querem nos vender a idéia de que a crise é um pouco culpa de todos nós e que temos de fazer não apenas os mesmos esforços para sairmos dela, mas irmos além e darmos uma cota a mais de sacrifícios pelos “brancos e de olhos azuis”.

Isso me lembrou um documentário que assisti na TV, com a professora Jane Elliott, chamado “Olhos azuis”. Foi a repetição, muitos anos depois, da experiência que Elliott havia feito na escola que lecionava, em 1968, e que se transformou no longa "The Eye of the Storm".

A professora e socióloga Jane Elliott ganhou um Emmy pelo documentário de 1968 "The Eye of the Storm", em que aplicou um exercício de discriminação em uma sala de aula da terceira série, baseada na cor dos olhos das crianças.

Hoje aposentada, aplica workshops sobre racismo para adultos.

"Olhos Azuis" é a documentação de um desses workshops em que o exercício de discriminação pela cor dos olhos também foi aplicado.

O objetivo do exercício é colocar pessoas de olhos azuis na pele de uma pessoa negra por um dia.

Para isso, ela rotula essas pessoas, baseando-se apenas na cor dos olhos, com todos rótulos negativos usados contra mulheres, pessoas negras, homossexuais, pessoas com deficiências físicas e todas outras que sejam diferentes fisicamente.
Numa palestra com um auditório lotado, ela pergunta: "Se algum branco gostaria de receber o mesmo tratamento dados aos cidadãos negros em nossa sociedade, levante-se. (...) Ninguém se levantou. Isso deixa claro que vocês sabem o que está acontecendo. Vocês não querem isso para vocês. Quero saber por que, então, aceitam isso e permitem que aconteça com os outros." [texto do site Iluminattis]

A seguir, veja um pequeno trecho de um desses workshops, com legenda em português. Fica mais fácil – para os que ainda não entenderam – perceber o que o presidente quis dizer com olhos azuis.



Fonte: Blog do Mello

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: