sábado, 28 de março de 2009

Semana de ação global contra o capitalismo e a guerra. Mulheres, vamos pra rua!

::


Este sistema se rege pela exploração, a concorrência exacerbada, a promoção do interesse privado individual em detrimento do coletivo e a acumulação frenética de riqueza por um punhado de ricos, gera guerras sangrentas, alimenta a xenofobia, o racismo e os extremismos religiosos; aguça a opressão das mulheres e aumenta a criminalização dos movimentos sociais. No quadro dessa crise os direitos dos povos são sistematicamente negados.’

(Declaración de la Asamblea de los Movimientos Sociales Belém Janeiro de 2009)

Durante o ultimo Fórum Social Mundial a Assembléia dos Movimentos Sociais se reuniu debatendo longamente os impactos da crise em suas várias dimensões.

Todos afirmavam que nesse momento é fundamental elevar a critica ao sistema e apresentar as alternativas anti-capitalistas, anti-racistas, antiimperialistas, feministas, ecológicas e socialistas.
Enquanto a crise se internacionaliza os povos têm o desafio de globalizar suas ações, afinal as possíveis respostas a crise só serão alcançadas com muita luta social.

Considerando isso a Assembléia dos Movimentos Sociais convoca a semana de ação global contra o capitalismo e a guerra do dia 28 de março à 4 de abril, sendo o dia 30 de março eleito para as mobilizações na América Latina. Portanto, segunda-feira, dia 30, a partir das 11h, na Av.Paulista.

Essa data em especial foi escolhida, pois já estava indicada para as mobilizações Contra a Guerra e neste momento destacamos a solidariedade ao povo palestino.

Nós, da Marcha Mundial das Mulheres, não podemos deixar de somar-nos a esse esforço. Em vários estados entidades e movimentos que participaram da Assembléia estarão preparando manifestações. É fundamental que participemos da construção a partir da CMS e outras articulações que construímos com os movimentos.

Queremos:

· A nacionalização dos bancos sem indenização e sob controle social

· Redução do tempo de trabalho sem redução do salário

· Medidas para garantir a soberania alimentar e energética

· Fim às guerras, retirar as tropas de ocupação e desmantelar as bases militares estrangeiras

· Reconhecer a soberania e autonomia dos povos, garantindo o direito à autodeterminação.

· Garantir o direto à terra, território, trabalho, educação e saúde apara todas e todos.

· Democratizar os meios de comunicação e de conhecimento.

Todas às ruas contra o capitalismo e a dominação patriarcal!

Nós Não Vamos pagar pela Crise, que a paguem os Ricos!

Fonte: MMM (Marcha Mundial das Mulheres)

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: