terça-feira, 24 de março de 2009

A entrevista de Gilmar

::

OGlobo

Gilmar Mendes. Como pode este incompetente sem ética ser presidente do STF?


por Luis Nassif

Estou assistindo agora na UOL. Gilmar critica vazamento de julgamentos e pre-julgamentos. A Mônica Bérgamo menciona entrevista em que ele fala do mensalão - que ainda não foi julgado - e fala em “notória prática de corrupção”. Não foi um pre-julgamento, pergunta ela? Gilmar tergiversa, dá voltas, rodeios e foge da pergunta.

Renata Lo Prete coloca a questão do grampo sem áudio e da chamada “ás falas” ao presidente da República. Gilmar diz que fez monitoramento no Supremo Tribunal Federal que detectou algum tipo de escuta. “Pode ter sido alarme falso”, diz ele. Como assim? O gabinete da presidência do STF vazou o relatório para a Veja como se fosse prova conclusiva de escuta.

Depois, diz que recebeu o repórter da Veja que apresentou a transcrição da conversa com o senador, de um repórter da Veja. Aceitou a versão do repórter de que havia recebido a transcrição de um agente da ABIN.

“Agora, veja, eu sou vítima, não cabe a mim apresentar o áudio”, diz ele. É um caradura. Diz que é vítima, que não caberia a ele apresentar o áudio. Mas caberia a ele, na condição de presidente do STF, aceitar acriticamente a versão e acusar a ABIN sem ter provas ou evidências?

Diz que avisou o presidente que lhe disse que pediria a Paulo Lacerda para processar a Veja. A resposta de Mendes foi de que não resolveria, que Lacerda não tinha controle sobre a ABIN. Não consegue manter um mínimo de lõgica e coerência no seu depoimento. Como pode ser presidente do STF?

Ele diz não ter certeza de que foi a ABIN, mas… mas… mas… É leviano. Diz que quem fez o grampo, não sabe. Mas tudo leva a crer… Vergonha de ser brasileiro!

Para variar, Fernando Rodrigues só levanta a bola.

Mendes diz que se não era verdadeira, era verossímil. As versões sobre suas ligações com Dantas são verossímeis. Isso as torna verdadeiras?

Mônica e Eliana fazendo as perguntas pertinentes. Gilmar foge da questão do segundo habeas corpus a Dantas, fala em desafio de De Sanctis ao Supremo. Mônica o coloca no canto: como ele explica sua afirmação de que não havia provas consistentes de participação de Dantas na tentativa de suborno. Ele foge com outro caso, em que o suspeito era inocente.

Esse é o Supremo.

comentário de José Roberto Tourinho:

Gilmar Dantas falou que “não havia indícios de autoria contra Dantas” e por outro lado ele não deu o “benefício da dúvida” que o grampo sem áudio poderia ser uma armação.

O ponto mais sério. Ele MENTIU quando afirmou que o dinheiro apreendido com Chicaroni (1 milhãozinho que a PF não tirou a foto da parede como fez quando Edmilson Bruno tentou derrubar o Lula), já estava na primeira decisão de prender Dantas. ISSO É MENTIRA! A ordem da primeira prisão é a mesma da busca e apreensão, portanto não tinha como o Juiz De Sanctis ter incluído essa prova no seu primeiro decreto. Incluiu corretamente, no segundo decreto de prisão.

O que acontece quando um Presidente do STF mente em público, em transmissão nacional? Isso pode?

Fonte: Site do Luis Nassif

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: