sexta-feira, 4 de abril de 2008

ISRAEL ATERRORIZA GAZA

A informação é da BBC:

A situação humanitária na Faixa de Gaza é a mais sombria desde que Israel ocupou o território em 1967, de acordo com organizações de direitos humanos e desenvolvimento sediadas na Grã-Bretanha.

Entidades que incluem a Anistia Internacional, Save the Children, Cafod, Care International e Christian Aid, consideraram o bloqueio à Faixa de Gaza, imposto há quase dois meses, como uma punição coletiva ilegal.

O relatório "Faixa de Gaza: Uma Implosão Humanitária", diz que o bloqueio acentuou dramaticamente os níveis de pobreza e desemprego, e levou à deterioração dos serviços de educação e saúde.


Mais de 1,1 milhão de habitantes da Faixa de Gaza dependem da concessão de surprimentos em caráter humanitário e dos 110 mil trabalhadores empregados no setor privado, 75 mil perderam o emprego, diz o documento.

"A menos que o bloqueio termine agora, será impossível tirar a Faixa de Gaza da beira do precipício e qualquer esperança de paz para a serião será destruída", disse Geoffrey Dennis, da Care International da Grã-Bretanha.
"Punir a população inteira da Faixa de Gaza negando a ela estes direitos humanos básicos é totalmente indefensável", disse a diretora da Anistia Internacional na Grã-Bretanha, Kate Allen.

"A Faixa de Gaza não pode se tornar um parceiro para a paz a menos que Israel, a Fatah e o Quarteto (EUA, ONU, União Européia e Rússia) envolvam o Hamas e dêem ao povo da Faixa de Gaza um futuro", disse Daleep Mukarji, da Christian Aid.

OMS acusa Israel de assassinar palestinos Gaza continua sofrendo com o bloqueio
A Organização Mundial de Saúde acusa Israel de assassinar palestinos doentes ao impedir que eles deixem a faixa de Gaza em busca de socorros médicos.

Até o momento 32 palestinos já morreram enquanto aguardavam vistos de viagem.

A OMS afirmou que “um tratamento mais rápido poderia ter salvado a vida dos pacientes”.

"Todas essas tragédias poderiam ter sido facilmente evitadas", afirmou o chefe do escritório da OMS para a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, Ambrogio Manenti, em uma entrevista coletiva.

Autoridades palestinas da área da saúde na Faixa de Gaza disseram que desde junho do ano passado, mais de 100 pacientes já morreram após terem seus pedidos de visto negados.

Gaza continua sofrendo bloqueio israelense. Energia elétrica, alimentos, remédios e até água potável foram cortados.

A ONU protestou, a União Européia também protestou, mas de nada adiantaram esses protestos.

FONTE: Blog do Bourdoukan

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: