terça-feira, 8 de abril de 2008

Deixem o País melhorar !

Por Eduardo Guimarães
Há tantos assuntos importantes sobre os quais seria preciso nos debruçar... Pouco falamos de economia, a não ser para contestar alguma nova crise alarmista e inventada ou previsões catastrofistas sem fundamento, porque podem causar danos ao país.
Educação? Só se for nas comparações entre o que era bom ou ruim na época de FHC e o que é bom ou ruim hoje.
Saúde? Inventam epidemias e nos dedicamos a desmenti-las, mas não falamos do assunto como é preciso.
Habitação? Segurança? Mortalidade infantil? Projetos de país? Nada. É só escândalo depois de escândalo.
É preciso mostrar que o Brasil avança, que temos não uma ou duas, mas dezenas de janelas de oportunidades se abrindo e, em vez de tentarmos olhar por elas, ao menos para avaliar a paisagem, ficamos olhando para aquele canto da sala nacional em que uma coisa fica se contorcendo e regurgitando ódio, egoísmo, despeito, preconceito e cobiça.
Pensei nessas coisas depois de ler alguns jornais e grandes portais de internet no decorrer do dia de hoje. O computador fica em minha mesa ligado ininterruptamente e entre um telefonema e outro vou passando os olhos pelo noticiário na internet. Às vezes, por instantes, meu interlocutor ao telefone fica falando sozinho...
Dia após dia tento entender por que não podemos simplesmente aproveitar um momento tão bom para o país e um governo que tem dado certo e, nesse momento, avançaríamos com toda força, todos colocando questões partidárias de lado, fazendo uma trégua para que aqueles que sofrem dores indizíveis possam ser alentados, para que crianças parem de cair no crime, nas drogas, na prostituição, para que estudemos e fiquemos todos mais cultos, não só alguns, pois um país com mais gente culta tem melhores chances de solucionar seus problemas...
Dirão que estou sonhando. Deve ser isso mesmo. Mas, convenhamos, vocês não acham que o que essa gente está fazendo com o Brasil, é um crime?!
Chega a ser espantoso que alguém que se diz brasileiro coloque a política acima do bem estar geral da nação, tentando criar crises de confiança no comando do país nos momentos mais cruciais, quando todos deveríamos, juntos, estar discutindo com seriedade o que é que está falho na administração do Estado, mas sem crucificar ninguém, discutindo soluções, não buscando dividendos sobre adversários políticos.
Olhar o momento magnífico por que passa o Brasil e dizer: "Perdemos décadas sem crescer, aumentando a desigualdade, aumentando todos os problemas que temos hoje, e agora a conjuntura, seja por mérito de quem for, se de Lula ou de FHC, permite-nos uma janela de oportunidade que não surgia nesta parte do mundo havia décadas. Vamos aproveitar logo, pois essa janela pode se fechar a qualquer momento - ou não. O importante, no entanto, é que ela está aí e precisamos nos atirar por ela. De cabeça".
Qual nada. Enquanto tentamos atravessar a ventana, um nos segura pelo braço, outro pela perna e alguém, mais exaltado, pelos cabelos, dizendo: "Se eu não passar primeiro, você não passa". Não querem saber se quem passar pela janela em primeiro ou em segundo lugar irá passar por ela de qualquer jeito e poderá vir a ser o primeiro a passar pela próxima. Não querem. Querem esta, já. São egoístas. Não querem oportunidades para todos. Querem que este continue sendo um país de poucos habitado por muitos.
Danem-se. Vamos passar pela janela de oportunidade que está diante de nós. Eles virão junto. E um dia, quando este país estiver bem melhor, mais justo, mais seguro, mais próspero, mais educado e civilizado, eles nos agradecerão.

Fonte: Blog Cidadania.com

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: