quinta-feira, 10 de abril de 2008

Brasil é o país que mais desmata, diz relatório do Banco Mundial

31 mil km² de floresta. É essa área que o Brasil desmatou anualmente, no período de 2000 a 2005, aponta o Relatório de Monitoramento Global 2008 do Banco Mundial. Com esse número, o país foi o campeão mundial de desmatamento. Em segundo lugar está a Indonésia: 18,7 mil km2 por ano e, em terceiro, segue o Sudão, com 5,9 km2. Segundo o órgão, a principal causa pelo desmatamento na Amazônia é a retirada de madeira, o cultivo de soja e gado.

O documento revela ainda que, no mesmo período, foram devastados 73 mil km² anualmente no planeta. A região que mais desmatou foi a África Subsaariana, com aproximadamente 47 mil km² de floresta derrubada por ano. A América Latina e Caribe contabilizam 41 mil Km².

Metas do Milênio

O relatório foi feito pelo Banco Mundial para avaliar em que situação se encontra o cumprimento das Metas do Milênio. Uma delas refere-se à qualidade de vida e respeito ao meio ambiente.

Segundo o documento, 13% dos países desenvolvem plenamente suas ações para promover a sustentabilidade ambiental e 67% tomaram medidas para desenvolvê-las.

De acordo com o banco, esses valores são mais elevados em países que possuem políticas e instituições mais fortes.

Veja o documento na íntegra:

Fonte: Amazonia.org.br
Fonte: Instituto Observatório Social
Veja o documento na íntegra:
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: