terça-feira, 11 de agosto de 2009

Furo do Terra Magazine: Marina sairá do PT

::

por Luiz Antônio Magalhães

A informação ainda não é oficial, mas está no excelente site Terra Magazine, comandado por Bob Fernandes: Marina Silva deixará mesmo o PT para ser candidata à presidência pelo PV. A candidatura de Marina pelo PV já foi analisada neste blog (aqui).

A se tornar um fato concreto da política brasileira, a candidatura de Marina certamente deve provocar novos arranjos em torno das demais forças que se enfrentarão em 2010. O tucano José Serra, por exemplo, deve ser empurrado a navegar pelas correntes mais conservadoras da sociedade, pois os espaços à esquerdas ficarão extremamente congestionados com Marina e Dilma Rousseff. Também é provável que Serra (ou Aécio Neves) procure uma mulher para compor a chapa, uma vez que serão duas do lado de lá, concorrendo ao cargo mais alto da República. Do ponto de vista de Dilma Rousseff, por outro lado, talvez seja necessário um vice mais antenado com as questões ambientais, e no PMDB aparentemente não há ninguém com este perfil.

Também pode ser que a candidatura de Marina anime outros partidos a lançar nomes para concorrer à presidência - Ciro Gomes (PSB), por exemplo, pode ser um segundo cavalo do governo na disputa, já que a fragmentação do eleitorado favoreceria a realização de um segundo turno, ao passo que com três nomes na urna eletrônica o candidato José Serra pode acabar favorecido, pois agregaria o eleitorado conservador contra uma divisão do campo progressista. Para vencer a eleição, como se sabe, não é preciso 5o% mais um do total de votos, mas apenas uma votação maior do que a dos demais candidatos, excluídos os brancos e nulos (o que equivale a 50% mais um dos tais votos válidos). Daqui para frente, a classe política vai ficar de olho nas pesquisas, fazendo contas para entender as consequências da nova candidatura. Por que a se confirmar a informação do Terra Magazine, agora é fato: Marina vem aí.

Fonte: Blog Entrelinhas

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: