quarta-feira, 19 de agosto de 2009

E começam as manipulações para 2010...

::

Os votos de Serra no Datafolha

por Luiz Carlos Azenha

A pergunta que não quer calar: como é possível tamanha diferença entre o resultado da pesquisa Datafolha e a do Vox Populi?

Se você considerar a margem de erro do Datafolha e tirar 2% de José Serra ele teria 35% dos votos; se acrescentar 2% ao número de Dilma, ela teria 18%.

No Vox Populi, se você tirar 2% de Dilma ela cai para 19%. Se acrescentar 2% para José Serra, ele sobe para 32%.

Ou seja, mesmo se a gente aplicar TODA A MARGEM DE ERRO em favor de Serra e contra Dilma, ficaríamos assim:

Datafolha: Serra 35%, Dilma 18%

Vox Populi: Serra 32% Dilma 19%

Continuam sobrando muitos "votos" para Serra no Datafolha...

A metodologia do Datafolha:

A pesquisa do Datafolha é um levantamento por amostragem com abordagem em pontos de fluxo populacional com cotas sexo e idade e sorteio aleatório dos entrevistados. O conjunto da população com 16 anos ou mais do país é tomado como universo da pesquisa e dividido em quatro sub-universos que representam as regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte/Centro-Oeste.

Em cada sub-universo os municípios são agrupados e sorteados de acordo com seu porte.

Desta forma a pesquisa fornece resultado para o Brasil, regiões e natureza dos municípios que podem ser generalizados dentro de certos limites estatísticos.

Nesse levantamento realizado entre os dias 11 e 13 de agosto de 2009, foram realizadas 4100 entrevistas em 171 municípios nas seguintes unidades da Federação : São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Alagoas, Sergipe, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Goiás, Tocantins
Link, Pará, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Rondônia.

A margem de erro máxima decorrente desse processo de amostragem é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%. Isto significa que se fossem realizados 100 levantamentos com a mesma metodologia, em 95 os resultados estariam dentro da margem de erro prevista.

Essa pesquisa é uma realização da Gerência de Pesquisas de Opinião do Datafolha.

Fonte: Vi o Mundo

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: