sexta-feira, 3 de outubro de 2008

MENDES PEDE A PROCURADOR-GERAL QUE INVESTIGUE JORNALISTAS

::

de Juliano Basile, Valor Econômico, Brasília

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, pediu ao procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, a abertura de investigações sobre a divulgação de um suposto jantar entre advogados do banqueiro Daniel Dantas e assessores do tribunal.

Mendes afirmou que o "jantar nunca ocorreu". O problema, segundo o presidente do STF, é que alguns veículos de comunicação divulgaram que imagens gravadas do suposto jantar seriam reveladas, com o objetivo de comprometê-lo.

Ao pedir providências ao chefe do Ministério Público Federal, Mendes voltou a contestar práticas que, segundo ele, são de um "Estado policial". O ministro já havia questionado publicamente o vazamento do nome de um homônimo seu -- Gilmar de Melo Mendes -- como suposto beneficiário da construtora Gautama, empresa acusada de fraude em licitações públicas na Operação Navalha da Polícia Federal. Agora, ele contestou o fato de blogueiros e de uma revista semanal terem feito alusões a um suposto jantar de assessores de seu gabinete com advogados de Dantas, logo após a Operação Satiagraha.

"Tanto no caso da Operação Navalha, quanto na Operação Satiagraha, revela-se o mesmo 'modus operandi'", afirmou Mendes, em depoimento prestado à Polícia Federal no inquérito sobre escutas telefônicas ilegais. "Por um lado, realizam-se escutas e monitoramento do relator dos habeas corpus. por outro, divulgam-se para a imprensa falsas notícias e informações, com o propósito de colocar o juiz em situação de descrédito e intimidação", completou.

Com base no pedido de Mendes, Antonio Fernando poderá abrir investigações convocando tanto os delegados envolvidos, quanto os jornalistas que divulgaram informações sobre o suposto jantar, para depor.

Fonte: Vi o Mundo

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: