quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Desmistificar o engano Kassab: missão de todos que lutam por uma cidade democrática

Em 2005 e 2006, diante das matérias absurdas e fantásticas da revista Veja (o verdadeiro Almanaque Abril) sobre o presidente Lula e a campanha eleitoral, houve uma reação intensa de uma parcela do público na Internet para reduzir o número de assinantes da revista. Eles sentiram o baque. Recentemente começaram até a vender filmes com a revista, utilizando uma tática de marketing baixa para ampliar a presença nas bancas.

Com Kassab pode ser a mesma coisa. É preciso desmistificar para os cidadãos de São Paulo a peça de marketing que é Kassab, um político construído pela imprensa paulistana para consolidar o poder político de José Serra e sua candidatura para 2010.

Kassab está sendo construído pela manipulação de imprensa, que produz pautas favoráveis ao canditado em jornais, rádios e TVs para driblar a lei eleitoral, que não verifica este tipo de prática que influencia o eleitorado. A mídia paulistana trabalha, como sempre, na brecha da Lei.

Entenda como isso acontece. Para beneficiar Kassab, a imprensa paulistana distribui pautas de serviços públicos, que se refiram às atuais ações da prefeitura, para levar ao eleitor um aspecto de boa administração generalizada, competente e responsável. E isso influencia o boca a boca nas ruas. As TVs conseguem ter um impacto maior.

O Observatório Brasileiro de Mídia constatou essa tendência recentemente. Veja trecho do relatório: “A candidatura da ex-prefeita Marta Suplicy foi noticiada em menor volume do que a dos seus dois principais oponentes. A candidata do PT, embora tivesse o apoio do presidente Lula e melhor posição nas pesquisas de intenção de voto, teve essas situações secundarizadas no noticiário que privilegiou a polarização entre as candidaturas do DEM e PSDB e esvaziou o noticiário da petista. Enquanto o candidato do DEM teve 65 reportagens que noticiaram o apoio de lideranças tucanas, a petista teve 21 reportagens sobre o apoio do presidente, de ministros e lideranças políticas importantes como a deputada Luíza Erundina”.

Por isso, cabe a todos nós, mesmo que as conversas sejam difíceis, explicar para os que pretendem dar seu voto a Kassab que tudo não passa de uma ilusão para transformar São Paulo em curral eleitoral do PFL (DEM), com o intuito de consolidar o projeto político de Serra. Lembrem-se que o PFL foi banido em quase todas as capitais, mantendo o poder somente em Brasília com o fraudador do painel do Senado, o governador Arruda. A tentativa de se manter no comando de São Paulo se justifica pela sobrevivência de um partido. Se perder São Paulo, o PFL (DEM) está fadado a ser esquecido. Temos que trabalhar para isso, pelo bem do país e dos cidadãos mais humildes.

Fonte: Nas Retinas

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: