segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ELEIÇÕES: QUAL O JOGO PARA 2010!

::

por Rodrigo Vianna, em seu blog!

O eleitor foi às urnas, nas eleições municipais de 2008, preocupado com a política local, com a vida de sua cidade. Não houve uma grande "onda" nacional. Esse é um fato inquestionável.
Mas isso não impede que, encerrado o segundo turno, se tente "ler" os resultados, decifrando: no balanço das vitórias e derrotas locais, quem se posicionou melhor para 2010?

Dois meses antes da eleição, "analistas" políticos chegaram a falar numa onda vermelha no Brasil. Com apoio de Lula, o PT venceria em várias capitais e cidades importantes; e até o PCdoB (com candidatas fortes em Belo Horizonte, Porto Alegre e Rio) parecia pegar carona na popularidade do presidente.

Abertas as urnas no primeiro turno, não houve nada disso!
Lula transferiu pouco voto porque a eleição era local.

Os "analistas", então, passaram a enxergar Serra como o grande vencedor da eleição municipal:
- além de triturar Alckminn (eliminando um concorrente interno no PSDB), empurraria Kassab pra vitória no segundo turno;
- colecionaria uma vitória inesperada no Rio, com a vitória de Gabeira (em aliança formal com os tucanos);
- e assitiria à derrota de Aécio em BH, eliminando outro concorrente no PSDB.

Abertas as urnas no segundo turno, só a primeira vitória se confirmou.
Serra é sócio da vitória kassabista. Sem dúvida! Mas, não estou entre os que acreditam que Serra elegeu um poste chamado Kassab. Não. O que elegeu Kassab foi uma campanha muito bem-feita na TV, e a rejeição brutal ao PT e a Marta em São Paulo.

No Rio, um aliado de Lula (Sergio Cabral) é o grande vencedor.
Em BH, Aécio ganhou.

Este quase-blog dá como certo que Serra será o candidato tucano em 2010. Ele vai tratorar Aécio, ninguém que acompanha política tem dúvida disso. O "establishment" está fechado até a medula com Serra. Aécio é visto pelos donos da grana como um garotão meio irresponsável.

Os tucanos paulistas fingem acreditar numa chapa puro-sangue (Serra- Aécio), mas falta combinar com o governador mineiro. Ele sabe que não pode confiar em Serra. Ninguém confia em Serra - ele é temido, mas não amado!
Aécio estará fora do PSDB até 2010!
O governador paulista terá que jogar sozinho...

Se é verdade que Serra se fortaleceu no Estado de São Paulo (inclusive com uma inesperada vitória sobre o PT em Santo André), é preciso lembrar que o PT criou um forte cinturão vermelho em torno da capital:
- venceu (no primeiro turno) nas cidades industriais de Osasco e Diadema;
- e agora, no segundo turno, faturou Guarulhos (segundo município do Estado em população), além de São Bernardo do Campo (terra do presidente) e Mauá.

Marta, com forte rejeição (em parte, por culpa de sua própria arrogância) e tremenda má-vontade na cobertura da imprensa paulista, ainda teve 40% dos votos na capital.

Esse é um eleitorado que - contra tudos e contra todos - deve acompanhar o candidato de Lula a presidente em 2010. Não é pouco.

Voltando à eleição municipal, é preciso registrar que o PMDB sim, teve vitórias importantes: Porto Alegre, Florianópolis, Rio e Salvador (no primeiro turno), além de Goiânia (onde já vencera no primeiro turno).
Mas o PMDB deve chegar a 2010 rachado como sempre.

As seções de São Paulo (Quércia), Pernambuco (Jarbas Vasconcelos), Santa Catarina e Rio Grande do Sul (agora, sob comando de Fogaça) parecem se alinhar na pista ao lado de Serra.

Mas, estarão com Lula: Sarney (inimigo mortal de Serra), Requião, Iris Resende e Sergio Cabral.

Indefinida, a meu ver, é a situação de Gedel - que chefia o PMDB na Bahia. Para enfrentar Jaques Wagner em 2010, na política local, Gedel tende a se aliar a Serra no plano nacional.
Serra vai tentar abrir essa "cunha" no Nordeste lulista. E, provavelmente, será bem-sucedido!

O PT, por sua vez, tentará trazer Minas e Aécio para o campo do lulismo.
Ainda que estejam juntos só num segundo turno.

Lula pode apoiar duas chapas em 2010:
- uma, puro-sangue, com Dilma na cabeça;
- outra, alternativa, com Aécio e Ciro.

Serão dois contra Serra. Numa disputa muito mais equilibrada do que nas duas eleições de FHC, e nos dois passeios de Lula contra os tucanos - em 2002 e 2006.

Quem chegar à frente, representará o lulismo num segundo turno contra Serra.

Acompanhem meu raciocínio: se - num hipotético segundo turno em 2010 - o candidato lulista tiver 60% no Norte/Nordeste, metade do Rio de Janeiro, e mais 60% em Minas, pode se dar ao luxo de perder feio para Serra no Sul/Centro-Oeste e no interior paulista, desde que consiga 40% dos votos na populosa grande São Paulo. Pelos números de Marta na capital, e do PT no ABC paulista, isso parece mais do que provável!

Isso, caros leitores, é perfeitamente possível, mesmo que a crise internacional reduza (e vai reduzir) o crescimento econômico.

O patrimônio politico de Lula junto às camadas mais pobres do país é gigantesco. Com ou sem crise.

Será jogo aberto!
Falo do jogo politico. Porque o jogo sujo na mídia começará já esta semana, tenham certeza.
Os barões da imprensa estarão com Serra.
Tentarão derrubar Mantega, tentarão espalhar o medo.

O artigo de Elio Gáspari no último domingo, aliás, foi só um sinal do que vem por aí!
Mas volto a isso no próximo texto.

Fonte: Blog do Rodrigo Vianna

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: