quinta-feira, 23 de outubro de 2008

DANTAS QUER ESCOLHER JUIZ DO SUPREMO QUE VAI JULGÁ-LO. QUE PAÍS É ESTE?

::



Por que Dantas tem tanto medo de Barbosa?

por Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 2043

Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista

. Os advogados de Daniel Dantas querem que o ministro do Supremo Joaquim Barbosa não vote o mérito do pedido de prisão expedido contra ele, Dantas, pelo corajoso Juiz Fausto de Sanctis.

. Como se sabe, Dantas está solto e tão livre quanto você, caro leitor, por obra e graça do Supremo Presidente do Supremo, Gilmar Mendes, que deu dois HCs a Dantas em 48 horas, um Record mundial!

. Falta julgar o mérito.

. Dantas vetou um dos juízes.

. Pode?

. Dantas não quer!

. Leia sobre este disparate no texto da Teletime:

Advogado de Dantas pede suspeição de ministro do STF

quarta-feira, 22 de outubro de 2008, 18h42
Os advogados de Daniel Dantas querem excluir o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa da decisão de mérito sobre o habeas corpus (HC 95009) que libertou o banqueiro Daniel Dantas da prisão preventiva decretada pelo juiz Fausto De Sanctis durante a deflagração da Operação Satiagraha. O advogado Nélio Machado apresentou na última quinta-feira, 16, uma petição no STF solicitando a suspeição de Barbosa no julgamento de mérito do HC, o que significa, na prática, o impedimento da participação do ministro na votação do processo quando este for analisado pela turma do tribunal superior.

Segundo informações do STF, o argumento apresentado pela defesa de Dantas é que Barbosa seria "suspeito no julgamento de mérito" por ter discutido com o ministro-relator do caso, Eros Grau, sobre a decisão de libertar os presos na Operação Satiagraha. Para embasar sua argumentação, o advogado citou matérias "em sítios na Internet" dando conta da briga entre os dois magistrados.

A briga em questão teria ocorrido em agosto de 2008, quando o Supremo analisou a extensão do habeas corpus concedido à Dantas para Humberto Braz, braço-direito do banqueiro. Apesar de a assessoria do STF não ter informado quais notícias divulgadas na internet embasaram o pedido de Nélio Machado, uma busca na Internet mostra que diversos sites jurídicos noticiaram o bate-boca entre Barbosa e Grau, dando detalhes sobre o tom agressivo dos dois magistrados, que teriam trocado ofensas e, segundo estas notícias, quase chegando ao confronto físico.

Barbosa teria se indignado com a concessão da liberdade a Braz, filmado pela Polícia Federal oferecendo propina a um delegado para livrar Dantas da investigação e incluir seu ex-sócio, Luis Roberto Demarco. A petição apresentada pela defesa de Dantas segue a lógica de que, ao agir de forma tempestuosa sobre a decisão, Barbosa teria demonstrado que sua análise do caso seria parcial. Apesar das brigas, o ministro já tomou ao menos uma decisão que beneficiou o banqueiro: foi dele o habeas corpus para que Dantas tivesse o direito de não se incriminar ao depor na CPI das Escutas Clandestinas(CPI do Grampo).

O pedido foi encaminhado à Procuradoria Geral da República (PGR), que deverá elaborar um parecer sobre o caso. Por conta disso, ainda não há qualquer previsão dentro do STF de quando a petição será analisada pelo tribunal.

. Clique aqui para ir ao site da excelente publicação Teletime.

Fonte: Conversa Afiada

Leia o que o Conversa Afiada publicou sobre o assunto:

Mino: quem pressionou Lacerda para defender Dantas

Falta alguém no mensalão: Dantas

Dantas: por que a Miriam quer que a origem seja o mensalão?

Dantas e Nahas: vem mais gente presa por aí

Leitor do PiG perplexo: quem é Dantas? Por que ele está preso ?

Dantas foi em cana: como fica a "BrOi" ?

O que dirá a Bancada Dantas ?

Dr. Queiroz, um exemplo

Presidente Mendes, o Medina está de olho


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: