quarta-feira, 2 de abril de 2008

SERRA, O FABRICANTE DE DOSSIÊS

Santoro (à esquerda) e Itagiba: se tem uma coisa de que eles entendem é de grampo ilegal

Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 1048


“... (Serra) É um sujeito sem
nenhum escrúpulo” – Ciro Gomes


. Luiz Carlos Azenha, editor de um dos melhores sites de opinião e informação da internet brasileira, reproduziu – em boa hora – o histórico discurso do Senador José Sarney, em 20 de março de 2002, para denunciar a patranha que o candidato a presidente José Serra e o presidente da República Fernando Henrique Cardoso montaram para destruir a candidatura da filha de Sarney, Roseana, então governadora do Maranhão, e que liderava o IBOPE na disputa pela Presidência.

. Clique aqui para ler a íntegra do discurso de Sarney.

. Quem já descreveu a patranha em detalhes foi Saulo Ramos, no livro “Código da Vida”.

. E nem Serra nem o Farol de Alexandria foram à Justiça processar Saulo.

. Sarney e Saulo mostram como Serra e o Farol usaram o Ministério Público e a Polícia Federal, e a revista Época para desmontar Roseana.

. Para facilitar a leitura do amigo leitor enquanto vai ao site do Azenha, me permito fazer aqui um “quem é quem” da patranha:

. Procurador Mário Lúcio Avelar – autor da frase “então escreve: sou o Procurador do Serra”. Foi quem recebeu a documentação apreendida no escritório do marido de Roseana. Avelar é o mesmo “Procurador de Serra” que participou das investigações sobre os “aloprados”.

. Sobre os aloprados e os cartões corporativos da Dona Ruth, clique aqui para ler.

. Fence – empresa especializada em grampos e controlada por um ex-funcionário da área de telecomunicações do falecido SNI. A Fence foi contratada pelo Ministro da Saúde José Serra para fazer serviços de “inteligência” ...

. Márcio Fortes – da tropa de choque de Serra que, segundo Sarney, contratou agentes da área de informação, não desmobilizados para fazer dossiês.

. Aloysio Nunes – Ministro da Justiça do Farol e atual Chefe da Casa Civil do presidente eleito. Na época, deu total cobertura à patranha e não moveu uma palha para apurá-la.

. Paulo Renato de Souza – atual deputado federal pelo PSDB (aquele que pede licença ao Bradesco para falar mal de bancos estatais). Na época, Ministro da Educação e possível rival de Serra. Foi vítima de um dossiê preparado pela tropa de choque de Serra.

. Tasso Jereissati – também do PSDB e vítima de um dossiê preparado pela tropa de choque de Serra.

. José Roberto Santoro – Sub-Procurador da República que ajudou a montar a patranha. Servia no Ministério da Saúde, no tempo de Serra, sabe-se lá para fazer o que. Recentemente, Santoro prestou relevantes serviços como consultor para assuntos “legais” da Brasil Telecom, DEPOIS que Dantas saiu da BrT. Quer dizer, é tudo farinha do mesmo saco ...

. Marcelo Itagiba – outra farinha do mesmo saco. Atual deputado, Itagiba era delegado da Polícia Federal e mandava no Rio, onde prestou relevantes serviços à causa Dantas de “como enriquecer com o dinheiro dos outros”. Itagiba ajudou Santoro na patranha e agora o PiG o transformou em herói da causa “contra os grampos”. Se tem matéria de que Itagiba entende é essa – grampo ilegal ...

. Andrade Vieira – senador pelo Paraná, foi presidente do Bamerindus, morto em 1999. Em 1994, entregou cinco milhões de reais numa mala ao candidato Fernando Henrique Cardoso. EM DINHEIRO E EM MÃOS A FHC...

. Fernando Henrique Cardoso – recebeu no Palácio da Alvorada, logo após a realização da patranha, um fax que dizia: “missão cumprida”.

. Paulo de Tarso Gomes, delegado da Polícia Federal encarregado de executar a patranha. O mesmo que desmontou o Dossiê Cayman.

. Época – revista das Organizações (?) Globo, então dirigida por Paulo Moreira Leite, que enobrece as páginas do iG. Veja o que diz Sarney: “A data e a hora foram escolhidas – sexta-feira, fim de tarde -, para impedir a tomada de defesas judiciais ... Os seus objetivos e resultados estavam sendo aguardados (o grifo é meu, de PHA) por uma revista semanal (Época), para que fosse sua reportagem de capa, até com outdoors.” Quer dizer: a Época foi cúmplice da patranha. Uma operação que se assemelha à do delegado Bruno, que fez uma patranha com legítimos representantes do PiG para distribuir – de novo ! – a foto do dinheiro dos aloprados. A mesma tecnologia e o mesmo PiG !

. Sobre a urdidura da patranha, acompanhe o discurso de Sarney, em boa hora, republicado por Azenha.

. Clique aqui também para ler “Folha elege Serra que tem menos chance que o Vesgo”.

Fonte: Conversa Afiada


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: