segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Cobertura das eleições municipais

::


elections.jpg

::

por Idelber Avelar

Este post será atualizado várias vezes no dia de hoje, provavelmente a partir do final da tarde, com links, números e comentários sobre as eleições municipais brasileiras. São 5.563 municipios elegendo prefeitos e vereadores. No G-79, ou seja, as 26 capitais e outras 53 cidades com mais de 200.000 eleitores, pode haver segundo turno. Chegando das urnas, deixe aí o seu depoimento. Dentro de algumas horas eu começo a acrescentar informações e comentários ao post.



23:12. Que vergonha a sua cobertura, Josias de Souza. Eu me sentiria envergonhado de ser pago para fazer isso. Derrota de Lula? Onde? Em Natal e mais onde?

22:56. Nova Iguaçu (Lindberg Farias, PT), Belford Roxo (Alcides Rolim, PT) e Niterói (Jorge Roberto da Silveira, PDT) também aderiram à onda vermelha.

22:50. O PT já venceu ou está na frente na maioria das cidades importantes do interior de São Paulo: Diadema, Guarulhos, Mauá, Osasco, São Bernardo do Campo, Carapicuiba, Santo André. O aliado PSB, também de esquerda, lidera em São Vicente e São José do Rio Preto. A esquerda perdeu em Santos, Franca, Bauru e Jundiaí.

22:42. Rondônia e Roraima são vermelhas. Roberto Sobrinho (PT) vence com 59% em Porto Velho e Iradílson Sampaio (PSB) leva em Boa Vista com 54%.

22:37. Onda vermelha no Acre. Angelim, do PT, decide a parada no primeiro turno em Rio Branco e vence com 50,8% dos votos.

22:34. Maria do Carmo (PT) é a prefeita eleita de Betim, numa vitória histórica, no primeiro turno, com 50,8% dos votos. Se não fosse a ambição pessoal do Sr. Fernando Pimentel, o PT teria varrido Aécio Neves de praticamente todas as cidades importantes das Alterosas.

22:30. O PT superou todas as expectativas no interior de Minas. Além dos sensacionais resultados em Juiz de Fora, Ipatinga, Betim, Contagem, Pouso Alegre, Varginha e Alfenas, o PT fez barba, cabelo e bigode no Leste: Governador Valadares (Elisa Costa), Coronel Fabriciano (Chico Simoes), Caratinga (Joao Bosco Pressine).

22:09. Reta final empolgante em Betim. Com 98% dos votos apurados, Maria do Carmo (PT) contabiliza 50,6% e tem tudo para levar no primeiro turno. Seria uma grande vitória para a esquerda. Betim é parte do G-79.

21:56. A esquerda venceu em toda a região metropolitana de Belo Horizonte. Em Contagem, Marília Campos (PT) vai para o segundo turno como favorita, tendo recebido 43% dos votos. A disputa é com Ademir Lucas (PSDB), antiquíssimo cacique local, que teve 37%. Marília deve receber o apoio de Carlin, do PC do B, que teve 11%. Outra vitória petista que se anuncia em Minas.

21: 04. Além de Maceió, o outro revés da onda vermelha nas capitais do Nordeste é Natal (RN). É um revés importante. Lula jogou pesado na tentativa de levar Fátima Bezerra (PT) ao segundo turno. Venceu Micarla, do PV que, no Nordeste, incrivelmente, é uma filial dos pêfêlês. Vitória de Agripino (DEM).

21:00. O sul de Minas é vermelho! O PT ganha de lavada nas principais cidades da região: Varginha: Eduardo Corujinha (PT) tem 51,84% com 90% dos votos apurados. Em Pouso Alegre, Agnaldo Perugini (PT) tem 52,30%, com 83% dos votos apurados. Em Alfenas, Pompílio (PT) venceu com 46,58%.

20:50: Em outro momento, vou elaborar um pouco mais minha posição sobre isso, mas eu acho que no segundo turno em Belo Horizonte e no Rio, a esquerda (PT, PC do B, PSOL) deve se sentar com Fernando Gabeira e com Márcio Lacerda, com papos diferentes. A Lacerda, dizer: olha, meu chapa, nós pilotamos esta joça com sucesso durante 16 anos. Para nós, dá na mesma esta merda, que já está feita. Quer o nosso apoio? Queremos X, Y e Z, senão apoiamos Quintão e vamos humilhar a você e sua máquina. X, Y e Z não seriam cargos nem falcatruas, mas certos compromissos de gestão e de espaço. A Gabeira, dizer: beleza, quer o nosso apoio? Vamos pensar numa coalizão que leve este barco um pouco à esquerda e com relações diferentes com o governo Lula. Se não, apoiamos Paes, que pelo menos está na base no governo agora. Conversar. Mas conversar duro.

20:38: No momento, o blogueiro só tem olhos para a eleição em Betim, importantíssima cidade da região metropolitana de BH, onde a guerreira Maria do Carmo (PT) pode levar no primeiro turno. Pode. Ainda não está confirmado. Atenção a Betim, por favor, leitores. É uma cidade chave. A disputa lá é com Rômulo Veneroso, da coalizão tucano-pêfêlê, apoiada pelo PSB mineiro, que é uma chapa-branca aecista.


20:37
: O Vale do Aço é vermelho! Um quadro histórico do PT, líder metalúrgico com muita estrada e com quem compartilhei grandes momentos, Chico Ferramenta, derrota Sebastião Quintão (pai de Leonardo Quintão, que está no segundo turno em BH) e é o novo prefeito de Ipatinga.

20:29. A cidade é pequenininha, mas é importante para o blogueiro: Onda vermelha em Ibiá, no Triângulo Mineiro, onde Mendes, do PC do B, derrotou a múmia tucana Paulo Jibóia. Ibiá é vermelha.

20:11: Onda vermelha nos pampas! Em Porto Alegre, está confirmado: o segundo turno acontecerá entre o atual prefeito Fogaça (PMDB) e Maria do Rosário (PT). O PC do B pagou o preço por uma escolha precipitada, de uma jovem e promissora liderança de 27 anos de idade que ainda não tinha por que se candidatar (também defendo que no Rio de Janeiro, o PT foi divisionista e burro, ao não apoiar o PC do B de Jandira). O Rio Grande do Sul tem mais três cidades no G-79: em Pelotas, Fernando Marroni (PT) está no segundo turno, contra Adolfo Fetter Júnior (PP). Em Canoas, os tucanos foram humilhados na sua vitrine: Jairo Jorge (PT) liderou a votação e está no segundo turno contra Jurandir Maciel (PTB). Do G-79 gaúcho, o PT só perdeu em Caxias, onde foi reeleito José Ivo Sartori (PMDB). Além disso, o PT venceu em Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Gravataí e Erechim. Maria do Rosário tem tudo para vencer no segundo turno em Porto Alegre. É preciso costurar as alianças com habilidade agora.

19:50. Onda vermelha baiana! O blogueiro abre sua primeira Beck's. Com 96% das urnas apuradas, está sacramentado o sepultamento, a humilhação definitiva do carlismo na Boa Terra! O tampinha ACM Neto -- aquele que ameaçou bater em Lula e que sem guarda-costas não encararia nem meu filho de 12 anos -- está fora do segundo turno! Ele será disputado por Walter Pinheiro, do PT, e João Henrique, do PMDB, dois candidatos lulistas. Do ponto de vista prático da esquerda, talvez até tivesse sido preferível que Pinheiro enfrentasse o sinhozinho ACM no segundo turno, pois o derrotaria facilmente. Mas do ponto de vista simbólico, é muito importante enfiar a última pá de cal nesse clã. Salve, Walter Pinheiro. Salve, Bahia!

19:49. Alô, Tribunal Superior Eleitoral, que tal arrumar um servidor que dê conta do tranco?

19:35: Uma exceção à onda vermelha no Nordeste: Cícero Almeida (PP) derrota Judson (PT) em Maceió e leva no primeiro turno, com acachapantes 81% dos votos.

19:29. Onda vermelha sergipana! Com 99% das urnas apuradas, Edvaldo Nogueira, do PC do B, apoiado pelo PT e pelo PSB, está reeleito como prefeito de Aracaju, com 51,7% dos votos. Parabéns, Paraíba! Passem lá no blog do Paraíba para dar-lhe as felicitações, pois ele é um dos artífices desta vitória.

19:24. Só a burrice da esquerda impediu que a onda vermelha se estendesse até Florianópolis. Afrânio Boppré (PSOL), Angela Albino (PC do B) e Nildomar Freire (PT) não se uniram e o segundo turno será disputado por Dário Berger (PMDB), e o ex-governador Esperidião Amin (PP)

19:16. Com 95% das urnas apuradas em Juiz de Fora, as notícias são sensacionais! Enfrentando o velho cacique local Tarcísio Delgado (PMDB) e o tucano Custódio Matos (PSDB), a petista Margarida Salomão deu uma arrancada fabulosa no final e conseguiu 40,9% dos votos. Vai para o segundo turno como favorita, contra Custódio, que teve 28,3%. O cacicão Delgado foi humilhado, ficando com apenas 20,4%. Está fora do segundo turno. Dona Margarida Salomão é a senhora que está no canto superior direito da montagem fotográfica que ilustra este post. Onda vermelha em Juiz de Fora. Margarida tem tudo para se eleger no segundo turno.

19:07: Onda vermelha na Paraíba! Ricardo Coutinho (PSB, em coligação com PT, PC do B e vários outros partidos) leva no primeiro turno com aproximadamente 73% dos votos. O tucano João Gonçalves ficou com cerca de 23% dos votos. São as oligarquias nordestinas sendo demolidas nas urnas, uma por uma.

18:45. O leitor Roberson confirma: o grande derrotado nas eleições goianas é o PSDB de Marconi Perillo. Além da vitória da coalização PT-PMDB em Goiânia, o candidato do PT em Anápolis, Antonio Gomide, deu uma arrancada no final e está no segundo turno, liderando com folga: 43% dos votos com 80% das urnas apuradas. A segunda vaga é disputada pau-a-pau por Santilo (PMDB) e Ridoval (PSDB), empatados com 20,3% cada um.

18:43. A Globo já decidiu qual é seu candidato no segundo turno carioca. É Fernando Gabeira, a exemplo do que havia ocorrido no primeiro. Nós aqui pelo menos assumimos para quem torcemos.

18:38. Onda vermelha em Tocantins. Raul Filho (PT) é reeleito prefeito de Palmas.

18:35: Onda vermelha capixaba! João Coser (PT) está reeleito no primeiro turno, com aproximadamente 71% dos votos. Coser é petista histórico, fundador e quinto filiado do PT no Espírito Santo.

18:25. Salve, Janduís, Rio Grande do Norte.

18:22: Íris Resende (PMDB) está reeleito como prefeito de Goiânia, com apoio do PT. Teve 75% dos votos válidos segundo a boca de urna.

18:11. O PSOL perderá todo o meu respeito se optar por abster-se no segundo turno em São Paulo.

18:06: Preparem-se para a onda vermelha no interior de Minas. Ibituruna foi o primeiro município a oficializar resultado em MG. Francisco Pereira, do PT, está reeleito.

17:57. É patético, comovente mesmo, ver o esforço de Reinaldinho Azevedo para não enxergar a vitória avassaladora da esquerda neste primeiro turno. O coitado fica gritando: Não ganharam em Curitiba! Márcio Lacerda não é lulista! (o que é falso, aliás). É difícil brigar com os fatos.

17:52. O blogueiro aguarda ansioso a confirmação da derrota de sinhozinho ACM em Salvador para abrir a primeira cerveja.

17:50. Boca de urna no Rio de Janeiro: Eduardo Paes (PMDB): 33%Gabeira (PV): 23%Marcelo Crivella (PRB): 20%. A diferença entre Gabeira e Crivella está dentro da margem de erro. Tudo indica que o segundo turno será entre Paes e Gabeira, mas não dá para afirmar com certeza baseado só na boca de urna.

17:48. A esquerda vence em Campinas! Dr. Hélio (PDT) tem 70% dos votos nas pesquisas de boca de urna e está eleito.

17:41: Beto Richa (PSDB) está reeleito como prefeito de Curitiba. Teve 78% nas pesquisas de boca de urna. Gleisi, a lindíssima candidata do PT, chegou a 19% e se cacifou para a disputa de uma vaga no Senado. Richa deve servir só dois anos na prefeitura, para depois se candidatar ao governo do estado. Sobre Beto Richa, leia este texto do blogueiro Catatau, que é curitibano.

17:39: Tentaram derrotá-lo no tapetão, mas não teve jeito. Recife é vermelha! João da Costa (PT) tem 54% e Mendonça (DEM) tem 24% nas pesquisas de boca de urna. A diferença está fora da margem de erro. O PT continua pilotando a Veneza brasileira.

17: 36: Marta Suplicy vai enfrentar um segundo turno duríssimo em São Paulo, como já se esperava. Boca de urna em Sampa: Marta (PT), 36%Gilberto Kassab (DEM), 32%Geraldo Alckmin (PSDB), 21%. É importante lembrar, claro, que a transferência de votos de Alckmin a Kassab não é automática, que há um grupo tucano disposto a apoiar Marta e que o PT cresce nos segundos turnos. Mas será duro.

17:25. Boca de urna na Boa Terra: João Henrique (PMDB), com 31%, Walter Pinheiro (PT) com 31%, sinhozinho ACM (Pêfêlê), com 27%. A margem de erro é 2% para baixo ou para cima. Ou seja, a chance é bem grande de que sinhozinho fique fora do segundo turno.

17:23. De acordo com as pesquisas de boca de urna em Fortaleza, Luizianne Lins (PT) recebeu 53% dos votos. A margem de erro é de 2%. Tudo indica que Luizianne leva no primeiro turno.

17:03: Alô, belo-horizontinos, reparem em qual esquina o Márcio Lacerda foi tomar seu chopinho pós-eleição. Já diz muito, eu acho.

16:45: Faltam 15 minutos para o fechamento das urnas e o começo das apurações. Grandes expectativas do blog: a confirmação de Walter Pinheiro (PT) no segundo turno em Salvador, quem sabe já com derrota de ACM Neto; a possibilidade de vitórias já no primeiro turno de Luizianne Lins (PT) em Fortaleza, Edvaldo Nogueira (PC do B) em Aracaju, João Coser (PT) em Vitória, Raimundo Angelim (PT) em Rio Branco e João da Costa (PT) em Recife; o desempenho de Marta Suplicy em São Paulo; a ida de Maria do Carmo (PT) e Margarida Salomão (PT) ao segundo turno, respectivamente em Betim e em Juiz de Fora; a confirmação de Maria do Rosário no segundo turno em Porto Alegre; a possibilidade de uma onda vermelha no ABC paulista.

12: 27. O blog errou: no post do dia 26 de agosto, eu teci várias considerações sobre as eleições em SP, RJ, BH, PoA e Fortaleza, cidades cujas corridas eleitorais eu acompanho com atenção. Mantenho tudo o que disse sobre elas. No final, fiz um comentário leviano sobre o candidato petista em Salvador, Walter Pinheiro, baseado nos fatos de que ele é evangélico e de que o jornal A Tarde publicara uma matéria que sugeria hostilidade dele contra o candomblé. Um sujeito com a minha experiência já deveria ter aprendido a não confiar num jornal como A Tarde. A história estava mal contada. Fui corrigido pelo Galinho e pelo Franciel, amigos baianos, e agi como ajo sempre nessas horas: fui fazer meu dever de casa. Pesquisei muito sobre Pinheiro e não encontrei absolutamente nada que sugerisse proselitismo ou misturas entre religião e política. Descobri um parlamentar de trajetória impecável, com longa história na construção do PT baiano. Fica aqui, portanto, o reconhecimento do erro, o pedido de desculpas aos eleitores de esquerda da Boa Terra e a forte torcida para que Pinheiro esteja no segundo turno, de preferência deixando sinhozinho ACM de fora. Aqui a gente erra na primeira página e corrige na primeira página. Nada de errar na manchete e corrigir no cantinho da página 56.

Fonte: O Biscoito Fino e a Massa

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: