domingo, 5 de outubro de 2008

SANTAYANA: PROER DE FHC SOCORREU BANQUEIROS FRAUDADORES

::


Duas das grandes obras do Governo FHC

por Paulo Henrique Amorim

Máximas e Mínimas 1969

Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o PiG, Partido da Imprensa Golpista

“O sol é o melhor desinfetante.”
(Autor anônimo)


. O Farol de Alexandria nos ilumina esta manhã – clique aqui para ler artigo em dois baluartes do PiG – com um conjunto de platitudes, que culmina com a exaltação do Proer.

. O Proer foi “socorro aos banqueiros incompetentes e fraudadores”, diz Mauro Santayana no artigo “O mito neoliberal e o custo da coerência”, clique aqui para ler na página A2 do JB.

. Santayana fala da patifaria de US$ 30 bilhões que Fernando Henrique Cardoso acobertou no Banestado e lembra do “estranho e permanente favorecimento ao Sr. Daniel Dantas”.

Em tempo: Antônio Carlos Magalhães foi UMA das testemunhas da cena edificante em que José Eduardo Andrade Vieira, dono do Bamerindus, levou a mala de dinheiro para reforçar o caixa 2 da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso. Quem me contou isso foi Antônio Carlos Magalhães. Ele me disse que não era a única testemunha.

Em tempo 2: o Conversa Afiada sente muita falta das “notícias” de Guilherme Bastos, responsável pela coluna “Mercado Aberto”, na Folha (da Tarde *), sobre a “BrOi” e Daniel Dantas. Este silêncio prejudica o completo entendimento do que Dantas, Naji Nahas, Carlos Jereissati e Sérgio Andrade tramam.

(*) Já estava na hora de a Folha tirar os cães de guarda do armário e confessar que foi “Cão de Guarda” do regime militar. Instigado pelo Azenha – clique aqui para ir ao Viomundo – acabei de ler o excelente livro “Cães de Guarda – jornalistas e censores do AI-5 à Constituição de 1989”, de Beatriz Kushnir, Boitempo Editorial, que trata das relações especiais da Folha (e a Folha da Tarde) com a repressão dos anos militares. Octavio Frias Filho, publisher da Folha (da Tarde), não quis dar entrevista a Kushnir.

Fonte: Conversa Afiada

Leia também:

Crise americana: estatizar os bancos ou nada

Crise nos EUA: PiG não consegue levar Brasil à bancarrota

Agência de risco tenta explicar por que não viu que o Lehman ia quebrar

Crise americana faz "BrOi" ir para o saco

A "BrOi" foi para o saco - II


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: