quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Marta Suplicy tem mais reportagens desfavoráveis do que Alckmin e Kassab

::




do OBSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÍDIA

Marta Suplicy tem mais reportagens desfavoráveis do que Alckmin e Kassab

De acordo com segundo relatório do Ibservatório, entre os dias 30 de agosto e 5 de setembro, a candidata petista tece o maior percentual de reportagens desfavoráveis desde o início das eleições. Marta Suplicy teve 40,8% de reportagens desfavoráveis, 32,6% de favoráveis e 20,4% de equilibradas. Já o prefeito Gilberto Kassab teve 52,3% de reportagens favoráveis, 9,1% de desfavoráveis e 34,1% de matérias equilibradas.

::

SÃO PAULO - O Observatório Brasileiro de Mídia lançou o segundo relatório de acompanhamento da cobertura da mídia impressa sobre as eleições municipais na capital paulista. O aumento do percentual de reportagens desfavoráveis para a candidata petista foi o fato novo em relação ao relatório da semana passada.

De acordo com o relatório, entre os dias 30/08 e 05/09 a petista teve o maior percentual de reportagens desfavoráveis desde o início das eleições. A discussão sobre a participação do governo federal na ampliação do metrô de São Paulo e a polarização com Gilberto Kassab foram noticiadas de maneira desfavorável à candidata petista. Marta Suplicy teve 40,8% de reportagens desfavoráveis, 32,6% de favoráveis e 20,4% de equilibradas.

A aproximação do governador José Serra da campanha do tucano Geraldo Alckmin e a divergência entre os institutos Datafolha e Ibope sobre a estabilidade ou continuidade de queda dos índices de intenção de voto no tucano contribuíram para a diminuição do percentual de reportagens desfavoráveis e aumento das reportagens favoráveis e equilibradas. Alckmin teve 37,8% de reportagens desfavoráveis; 35,6% de equilibradas e 24,4% de favoráveis.

A polarização com a prefeita e a confirmação das pesquisas Ibope e Datafolha que confirmaram o aumento dos índices de intenção de voto no prefeito e indicaram melhora da avaliação de sua gestão, impulsionaram que a candidatura do prefeito tivesse 52,3% de reportagens favoráveis, o segundo maior percentual da série iniciada no dia 06/07/08. Kassab teve 34,1% de reportagens equilibradas e 9,1% de desfavoráveis.

Os cinco veículos pesquisados dedicaram 176 reportagens que trataram das 6 candidaturas a prefeito. As três principais candidaturas tiveram juntas 138 reportagens ou 78,4% do total de reportagens que trataram como foco principal do texto uma ou mais candidaturas.

A candidata Marta Suplicy teve 49 reportagens que trataram de sua candidatura. Seguida pelo tucano Geraldo Alckmin que teve 45 reportagens. O candidato à reeleição Gilberto Kassab teve 44 reportagens ou 25% do total de reportagens que trataram da eleição do município de São Paulo.

As candidaturas de Paulo Maluf, Soninha e Ivan Valente continuam sendo noticiadas de forma marginal, basicamente quando há publicação de pesquisas de intenção de voto, matérias sobre a posição dos candidatos em relação a algum tema em especial.

Os principais assuntos que mobilizaram o noticiário dos candidatos foram:

1 - a divulgação das pesquisas eleitorais;

2 - a mobilização dos apoios do presidente Lula e do governador José Serra;

3 - o projeto de ampliação do metrô proposto pela candidata petista;

4 - aumento da polarização das candidaturas de Gilberto Kassab e Marta Suplicy.

O relatório analisa reportagens dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo, Agora São Paulo e Jornal da Tarde sobre a cobertura dos candidatos Marta Suplicy, Geraldo Alckmin, Gilberto Kassab, Paulo Maluf, Soninha Francine e Ivan Valente.


Maiores informações no site do Observatório Brasileiro de Mídia.

Fonte: Agência Carta Maior

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: