quarta-feira, 13 de maio de 2009

Wagner: desapropriação em Salvador é "estranha"

::

foto: Roosewelt Pinheiro/Agência Brasil
Jaques Wagner: Desapropriação sem um projeto previamente apresentado e debatido às claras é, no mínimo, estranho...
Jaques Wagner: "Desapropriação sem um projeto previamente apresentado e debatido às claras é, no mínimo, estranho..."


por Bob Fernandes

O prefeito de Salvador, João Henrique (PMDB), assinou um decreto obscuro, e suspeito, onde decreta como área de utilidade pública, para fins de desapropriação, 324 mil metros quadrados na Cidade Baixa, em Salvador. A desapropriação proposta atingiria o casario e prédios fincados entre a tradicional feira de São Joaquim e a praia da Boa Viagem. Terra Magazine ouviu o governador da Bahia, Jaques Wagner, a respeito.

Opinião do governador da Bahia:

- Desconheço o projeto. Desapropriação sem um projeto previamente apresentado e debatido às claras é, no mínimo, estranho...

Leia também:
» O que você acha das desapropriações na Orla de Salvador? Opine aqui
» Prefeitura de Salvador ameaça com desapropriações
» "Classe média infernal destroi Salvador", diz historiador
» João Ubaldo Ribeiro: "Ponte de Itaparica não é prioridade"
» Caetano Veloso: "Intervenção no Porto da Barra é tolice"

Repete o governador:

- É muito estranho.... é muito esquisito.... Espero que não esteja ligado à especulação imobiliária.

É o tipo de esperança que, na verdade, já contém a resposta e a desesperança na própria frase. Leia abaixo a entrevista:

Terra Magazine - Governador, o prefeito de Salvador, João Henrique, em um obscuro decreto, considerou como sendo de utilidade pública uma área de 324 mil metros quadrados entre a tradicional feira de São Joaquim e a praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa. Isso, para efeito de desapropriação. É um projeto ainda desconhecido. O que o senhor, como governador do Estado, pensa a repeito disso?
Jaques Wagner -
Desconheço o projeto. Desapropriação sem um projeto previamente apresentado e debatido às claras é, no mínimo, estranho. Acho isso muito estranho.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente Antonio Abreu, em entrevista ao jornal Correio da Bahia, ao se referir aos imóveis, casas, etc, disse: "...vamos tirar aquelas coisas ali da frente". As "coisas", no caso, casarões seculares, moradias das pessoas. Isso não é uma agressão?
... É esquisito, muito esquisito. Desapropriou, tem que dizer o motivo. Desapropriação sem projeto deixa as pessoas extremamente preocupadas e inseguras.

Até as pedras sabem que a prefeitura de Salvador não tem como pagar por uma desapropriação desse porte. Mas o senhor, eventualmente, pode ter informações que nós não temos. A prefeitura tem dinheiro para indenizar em uma desapropriação desse porte?
Não sei, mas creio que não tem dinheiro para isso, não.

O que estaria por trás?
Espero que não seja a especulação imobiliária. Repito que não conheço o projeto, mas acho tudo isso muito estranho. Espero também que não seja porque eu propus um debate sobre uma ponte que ligaria Salvador a Itaparica, algo ali pela região da Cidade Baixa, e que não se esteja pensando em pegar carona.

A cidade já está asfixiada, engarrafada. Se concede autorização para construir qualquer coisa, com qualquer altura, em qualquer lugar. Ainda que o senhor seja o governador, e não o prefeito, esse projeto não lhe parece um delírio?
Repito que não conheço o projeto, e repito também que acho isso estranho, esquisito e espero não ser algo ligado à especulação imobiliária.

Fonte: Terra Magazine

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: