sábado, 9 de maio de 2009

Procuradores e JN não destroem a Satiagraha

::

do Conversa Afiada

. A propósito da notícia do jornal nacional que omite Daniel Dantas , acabo de conversar com o ínclito delegado Protógenes Queiroz, que me disse:

1) Quem filmou a famiglia de Daniel Dantas apanhada no ato de tentar subornar um agente da Polícia Federal foi uma equipe da Polícia Federal, sob as ordens do ínclito delegado Protógenes Queiroz.
2) A equipe era formada pelo escrivão Ranieri e o delegado Vitor Hugo, que desempenhou o papel de “subornado” na “ação controlada” conduzida segundo os preceitos da Lei;
3) O delegado Vitor Hugo estava munido de um gravador, que gravou toda a tentativa de suborno, a mando de passador de bola de nome Daniel Dantas (que se beneficia da omissão do William Bonner e da Fátima Bernardes);
4) Sobre a “edição” da fita, Protógenes diz que colocou no inquérito a fita que recebeu;
5) Sobre a interceptação de telefonemas entre o ínclito delegado Protógenes Queiroz e o pessoal da Globo (leia-se Cesar Tralli) Protogenes diz que não ligou para ninguém da Globo. Os procuradores falam de um cruzamento de ligações. Protógenes usava um celular funcional e não há aí nenhum registro de ligação para o Tralli ou qualquer outra pessoa da Globo.


por Paulo Henrique Amorim

E daí ?E se a Globo tivesse gravado ?E se a edição tivesse sido feita pelo Ali Kamel (*)?

E se o Protógenes tivesse ligado para o Cesar Tralli e dissesse: vem cá que eu vou prender o Pitta de pijama? (**)

E daí?

E Dantas seria inocente?

Isso compromete as provas contra um passador de bola?

A rigor, basta um policial dar voz de prisão na hora em que tentam suborná-lo.

Não é preciso chamar o César Tralli nem o Kamel para provar que um motorista tenta subornar um agente da policia rodoviária …

Vale a voz da autoridade policial.

Ainda bem que os Procuradores mandaram apurar o “vazamento” da Satiagraha na Folha (***), pelas mãos suspeitas da jornalista Andréa Michael.

Esse vazamento é santo?

E o vazamento da “investigação” do delegado Amaro para o Fausto Macedo do Estadão – o vazamento do vazamento do vazamento é santo? Pode?

E a revista Veja, que diz que há um grampo sem áudio, e achou no relatório do inclito delegado Protógenes Queiroz espionagem sobre a vida amorosa da Ministra Dilma Rousseff.

Os procuradores não acharam nada disso e querem saber onde a Veja tirou isso: da vala negra ?

A questão do vazamento é uma banalidade.

Uma questão funcional que mereceria, no máximo, perder dois pontos na carteira de habilitação.

Se todo delegado da Policia Federal fosse em cana porque vazou informações para a Globo, a Polícia Federal estava vazia …

Trata-se de uma irrelevância, que só servirá para o passador de bola Daniel Dantas entrar, segunda-feira, no Supremo, com um pedido de trancamento da Satiagraha.

O que, de relevante, os Procuradores, porém, fizeram, foi comprovar, mais uma vez, a qualidade das provas da Satiagraha.

O Supremo já tinha dito a mesma coisa.

Os procuradores federais de São Paulo já tinham dito o mesmo.

O Juiz De Sanctis já inha dito o mesmo.

A Justiça dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da Suíça reconheceram a qualidade das provas da Satiagraha para congelar os bens de Dantas.

A quem interessa desconstruir a Satiagraha ?

Aos amigos de Dantas, como aqueles que militaram na CPI dos Amigos de Dantas.

E, como diz o inclito delegado Protógenes, quem arruma prova para bandido, bandido é.

Não há nenhum problema quando a Policia Federal usa – como faz rotineiramente – funcionários de outros órgãos do Governo numa investigação. (****)

Funcionários da Receita, do Ibama, do Itamaraty, do Coaf – e da Abin.

Os procuradores reconhecem que isso é legal, apesar de o Gilmar Dantas (*****) se estrebuchar.

Os procuradores querem saber se o Protógenes deveria ter enviado uma carta ao inclito delegado Paulo Lacerda, protocolada na redação da Veja e da Folha (***), e pedir licença para prender um passador de bola …

Mas, isso, de novo é um trivialidade.

O filé mignon está preservado: a Satiagraha é tecnicamente irretocável.

E tem os HDs e pendrives que a equipe do ónclito delegado Protógenes Queiroz achou na parede falsa do apartamento de Dantas.

E tem a transcrição dos e-mails e das conversas telefônicas que construíram a patranha da BrOi.

Está tudo lá.

Embora o Ministro da Justiça, Abelardo Jurema, diga e repita que a Satiagraha tem “problemas”.

Sim, tem “problemas”: José Dirceu, Greenhalgh (ou “Gomes”), Gilberto Carvalho, Dilma Rousseff.

Muitos problemas, ministro.

(*) Seria difícil, porque o Ali Kamel não sabe editar para televisão.

(**) Na verdade, um outro delegado da Polícia Federal já disse que foi ele e não o Protogenes quem ligou para o Cesar Tralli. Clique aqui para ler o Stanley Borburinho, no Nassif.

(***) Folha é o jornal da Ditabranda, o jornal que fraudou uma ficha de terrorista da Ministra Dilma Rousseff. Nos anos militares, Octavio Frias, o fundador da Folha, cedia os carros de reportagem do jornal à OBAN, a central de tortura em São Paulo.(****) Durante o pelotão de fuzilamento que se montou no programa Roda Morta contra o inclito delegado Protogenes Queiroz, houve quem sugerisse que os agentes da Receita e da PF usassem crachá quando fossem investigar branco, rico de olho azul.

(*****) Veja como o conceituado jornalista Ricardo Noblat se refere a Gilmar .

Fonte: Conversa Afiada

::

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: