sábado, 9 de maio de 2009

jornal nacional: como poupar Dantas

::

O rato comeu. Cadê o rato? - O gato comeu. - Cadê o gato? - Foi pro mato. - Cadê o mato? O fogo queimou. - Cadê o fogo? - A água apagou. ...

Saiu no jornal nacional de ontem:

edição do dia 08/05/2009
08/05/09 - 21h35 - Atualizado em 08/05/09 - 21h35


MP: Protógenes violou sigilo funcional ao passar informações para a TV Globo


O Ministério Público Federal apresentou à Justiça as suas conclusões sobre o inquérito da Polícia Federal que apurou o suposto vazamento de informações na Operação Satiagraha. A Procuradoria acolheu duas acusações contra o delegado Protógenes Queiroz.

Para o Ministério Público, ele violou o sigilo funcional ao supostamente passar informações sobre a operação para a TV Globo e cometeu uma fraude processual ao alterar um vídeo produzido durante a investigação.

Para os procuradores, os jornalistas da TV Globo não teriam cometido crime e exerceram de forma correta o seu trabalho. Caberá agora ao juiz da 7ª Vara Federal de São Paulo decidir se aceita a denúncia e transforma o delegado Protógenes Queiroz em réu no processo.

Quanto à participação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na Operação Satiagraha, o Ministério Público Federal considera que não houve crime, nem nulidade na produção de provas.

Já o empréstimo de agentes da Abin sem formalização do comando da agência, concluem os procuradores, pode ser investigado por improbidade administrativa. Por isso, o Ministério Público pede a remessa do inquérito para a Procuradoria da República no Distrito Federal, sede da Abin.

Desde o início da cobertura desse caso, quando deu, em primeira mão, a deflagração da operação policial, a TV Globo tem sido citada em diversas ocasiões, tanto por policiais quanto por acusados, em inquéritos, em CPIs, em entrevistas.

O mesmo se repete na denúncia dos procuradores Fábio Elizeu Gaspar, Roberto Antônio Dassié Diana, Ana Carolina Previtalli e Cristiane Bacha Canzian Casagrande.

Em respeito ao sigilo da fonte, que é um princípio assegurado pela Constituição, a TV Globo sempre se viu impedida de comentar a maior parte das afirmações que têm sido feitas. A situação é a mesma nesta sexta-feira.

Como nós dissemos desde o primeiro dia, a credibilidade do jornalismo da Globo faz com que ela tenha fontes na sociedade civil em geral e em todas as esferas do setor público. Não foi diferente na cobertura da Operação Satiagraha.

E o Daniel Dantas ?

Cadê o Dantas ?

por Paulo Henrique Amorim

Fonte: Conversa Afiada
::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: