quarta-feira, 6 de maio de 2009

A verdadeira tragédia do México

::

por Luiz Carlos Azenha

Ah, a gripe suína. O governo do México se nega a divulgar os nomes dos que morreram, o que permitiria a investigadores independentes constatar o que parece óbvio: morreram os pobres, aqueles que não tem acesso a serviços de saúde de qualidade.

O vírus não parece mais letal que outros vírus de gripe. O escândalo patrocinado pela Organização Mundial de Saúde deu "cobertura" ao governo do México para fazer de uma crise social uma crise causada por um vírus "selvagem", incontrolável, que matou... duas pessoas fora do México. Ora, será que o vírus só mata mexicanos?

Enquanto isso, a verdadeira crise do México não foi parar nas manchetes: a produção de petróleo do país está em declínio, tendo sido reduzida de 3,4 milhões de barris/dia no início de 2005 para 2,4 milhões agora. É indício de que os principais poços do país entraram em declínio. Ou seja, se o México não aproveitou a bonança do petróleo para arrumar a casa, cada vez mais só poderá oferecer a imigração e o narcotráfico como saída para os 100 milhões que vivem abaixo da linha da pobreza.

Gostaria muito que alguns de vocês recuperassem aquelas reportagens da mídia brasileira dos anos 90, que citavam o México como exemplo de sucesso regional. Que diferença uma década não faz. O pior é que os infelizes que patrocinaram o "milagre" mexicano continuam por aí. É a mesmíssima turma da Petrobrax.

Fonte: Vi o Mundo

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: