domingo, 10 de maio de 2009

Genocídio no Sri Lanka

::

França: Fotógrafo clica manifestação contra genocídio no Sri Lanka

Redação Terra Magazine

O fotógrafo Ronaldo Aguiar acaba de chegar de Paris e relata surpresa ao se deparar com um protesto, para ele, até então desconhecido. Enquanto caminhava pelo Trocadero, Aguiar, que fotografa há 12 anos, percebeu ruídos. Se aproximou espantado com o número de pessoas que levantavam a bandeira do Tamil, povo do Sri Lanka que acusa o governo atual, Senhales, de praticar genocídio.


Veja galeria com mais fotos

"Pedem ajuda à Comunidade Europeia e Estados Unidos para que cessem as atrocidades cometidas contra a população", explica o fotógrafo. Na manifestação, conta, havia pessoas em greve de fome há mais de quinze dias e cartazes comparando a situação do povo Tamil com Ruanda.

- Me aproximei de uma manifestante para saber mais sobre o assunto e, quando disse a ela que no Brasil não tinha ouvido falar a respeito desta guerra civil, ela me respondeu que esse é o maior problema: a falta de informação.

A luta entre o governo Senhales e o povo Tamil começou em 1983 e os números, ressalta Aguiar, "realmente impressionam": mais de 340 mil Tamouls estão sob o domínio do exército do Sri Lanka.

Na madrugada do mais recent massacre, dentro da zona de segurança de Matalan, foram assassinados 1.500 Tamouls e mais 3.000 ficaram feridos, segundo a manifestante.

O fotógrafo recomenda um site sobre a questão. Tamils Against Genocide informa que, até junho de 2008, foram documentadas 83.982 mortes desde que a briga começou. "O governo do Sri Lanka, de acordo com o povo Tamil, pratica tais genocídios em nome da limpeza étnica, colonização e apropriação de terras", lamenta Aguiar.

No site há mais informações sobre as manifestações, programadas para "despertar a população mundial" contra a tentativa do governo de esconder o massacre, conclui o fotógrafo.

Tamil Tiger rebels holding out in a tiny sliver of north-east Sri Lanka have accused the government of stepping up heavy weapons attacks on them.

A destroyed truck in Sri Lanka's war zone

Tamil Tigers claim government forces are killing dozens of people every day

They claim the attacks are killing civilians unable to get out of the war zone.

The government says this is just propaganda from the rebels hoping to buy time.

It is impossible to get independent verification of the situation inside the war zone, but tens of thousands of civilians are still believed to be trapped there.

The BBC's correspondent Andrew Hosken has met some who have of those who have managed to escape to a reception centre in Batticaloa.

Displaced Sri Lankan ethnic Tamils are seen near their tents at a transit camp in Vavuniya

Fonte: Terra Magazine


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: