A direita vem aí, faminta - Não vai sobrar nem migalha.
por Luiz Carlos Azenha
Ninguém é "de direita" no Brasil. Ninguém assume ser de direita. Mas ela existe, se esconde sob diversos disfarces e representa uma aliança entre grandes interesses econômicos internacionais e grandes interesses econômicos nacionais subordinados àqueles. O tal pacto de elites. Elas fazem concessões pontuais para preservar o essencial: o controle da terra, do subsolo e dos recursos naturais.
O presidente Lula não representou um rompimento com isso. Ele costurou alianças em direção ao centro para garantir a "governabilidade". Hoje o agronegócio manda na agricultura e no meio ambiente, os banqueiros controlam o Banco Central e os recursos naturais do Brasil estão entregues a interesses privados -- da Vale do Rio Doce aos parceiros estrangeiros da Petrobras.
Num quadro de escassez, expresso na crise econômica internacional, a disputa pelo controle dos recursos -- e de como gastá-los -- deve se acirrar em todo o mundo. No Brasil não é diferente. Essa disputa passa pelas eleições de 2010.
Lula, no poder, se comportou como um sindicalista pragmático. Preferiu os acordos de bastidores às ruas. Não trabalhou para estimular, organizar ou vitaminar movimentos políticos de sustentação às propostas de seu governo. Não trabalhou para aprofundar a democracia, isto é, para engajar politicamente os que ascenderam economicamente graças às políticas sociais de seu governo. O que explica a vitória de Gilberto Kassab em bolsões de classe média baixa em São Paulo: eleitores beneficiados por programas do governo federal, despolitizados, gravitaram para o candidato com o melhor marketing televisivo.
Já contei aqui sobre o comício final de Marta Suplicy, que teve a presença de Lula: um belíssimo cenário para gravar a propaganda mas nenhuma vibração popular. Vitória completa da forma sobre o conteúdo, do marketing sobre a política.
Agora, às vésperas de 2010, Lula costura de novo para o centro. O governador José Serra faz o mesmo. Serra limou Yeda Crucius de sua coalizão. A Veja já fez duas reportagens seguidas prevendo a hecatombe da tucana gaúcha. O PSDB já deve ter fechado acordo com José Fogaça, do PMDB, para apoiá-lo como candidato a governador em 2012, em troca de apoio no ano que vem.
Os aliados conservadores de Lula são José Sarney e Michel Temer, o que explica o furor midiático em relação à "farra das passagens". Se ambos fossem aliados de Serra o Congresso não estaria "em crise", nem mereceria tamanha cobertura do eixo midiático Veja-Globo-Folha.
A Folha Online anuncia um acordo entre Serra e o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, pelo qual este seria vice na chapa tucana. Com isso o governador paulista reduz ainda mais a margem de manobra de Lula no PMDB e deixa o presidente da República no colo do trio Sarney-Temer-Renan.
Os acordos acima citados reforçam a posição de Serra no Sul e no Sudeste. Mais ainda se considerarmos que a crise econômica internacional está longe de acabar, que teremos um crescimento interno reduzido este ano e apenas razoável em 2010.
Em entrevista à CartaCapital, Dilma Rousseff disse: "A eleição do Lula, do Evo, da Michelle, da Cristina, do Hugo Chávez, marcam um processo de democratização muito comprometido com os povos dos paises nos quais ocorre".
A diferença é que, no Brasil, o "processo de democratização" foi superficial, não-orgânico e, hoje, depende da sobrevivência política do símbolo dele, Lula. Diante do quadro que descrevi, fiquem de olho: devem aumentar os pedidos para um terceiro mandato ou para que o presidente saia de vice na chapa de Dilma Rousseff.
Quantos bilhões de dólares vale o pré-sal? Quantos bilhões de dólares valem os minérios no subsolo brasileiro? A direita, que nunca chegou a perder o controle da riqueza, vem aí faminta por privatizar cada centavo desses bens públicos, para tomar de volta mesmo as migalhas que Lula distribuiu.
Fonte: Vi o Mundo
::
2 comentários:
DESABAFO DE UM JOVEM DESINLUDIDO!!
TERCEIRO MANDATO, É GOLPE!!!
Sempre procuro conversar com meu avô, sobre política e perspectiva de Brasil.
Ele não é partidário a ninguém, e na atualidade ele estar muito decepcionado com o governo pelas inúmeras contradições praticadas.
Sou Jovem, tenho 22 anos e por muitas vezes confundo-me em ver absurdo por parte de políticos brasileiros onde primeiro visam a se próprio só para depois a nação brasileira.
Não sou nacionalista, e muito menos tenho entusiasmo com esta ditadura disfarçada de nacionalismo pregada por : Hugo Chávez e Fidel Castro, onde Lula no fundo, gostaria de copiar para estalar no Brasil.
Também não sou partidário ou até mesmo admirador de algum partido, apenas tento compreender o que acontece em nosso Brasil
Tento compreender, O porquê Lula e PT que sempre se dizem sério e transparente não aceitam uma investigação na Petrobrás.
Na verdade se Lula fosse inteligente e tão sério e honesto o quanto ele prega juntamente com o PT, deixaria transcorrer de forma normal uma investigação profunda na Petrobrás e se nada fosse encontrado que comprometesse o Governo, com certeza Lula sairia fortalecido para as próximas eleições e a oposição sairia como vilã e a grande derrotada.
Mas com a negativa deste governo onde as claras não quer uma CPI, só nos faz pensar que ele deve e que a Oposição estar certa e sairá fortalecida caso a CPI mostre os podre na Petrobrás praticado por este governo.
A Petrobras é patrimônio público, não pertence ao PT e muito menos a Lula ou a qualquer outro partido.
Tento entender porque Lula e PT têm tanto medo de uma investigação nesta estatal e em outras.
PORQUE !?
Se Vocês do Governo e partido do PT não devem, então porque temem?
Realmente em meus poucos anos de vida , já estou decepcionado e não acreditando em + nada deste governo que mente e tenta nos iludir com promessas falsas e ilegítimas.
Meu avô não quer + falar sobre política e muito menos sobre este governo, ele diz que a maior decepção do governo Lula para ele , foi observar que Nossos visinhos : Bolívia, Cuba, Venezuela, Equador, Argentina e Paraguai fazem o que querem com o Brasil e Lula aceita calado com o rabo entre as pernas.
Sinceramente, estou pasmo com a falta de patriotismo e seriedade deste governo que entrega o bem do Brasil para os visinhos que sempre estão nos ameaçando e tomando propriedade do Brasil na força e no grito.
Chego a simples conclusão que este governo omite e mente, que este governo prejudica a nação em pró de seu partido e na esperança de se perpetuar no poder.
Lula é esperto e muito raposo, ele ataca para se defender, e com isso tentar evitar uma CPI na Petrobrás.
Se Lula e o PT têm medo de uma investigação a fundo, é porque DEVE!
Tem rabo preso!!!
Minha modesta opinião.
Rafael Maynard
22 anos
Universitário
CONHEÇA O TASSO JEREISSATI
Azenha, olha só o primor que Bruno Jurema mandou para o Blog do Nassif!
E foi parar também no PHA.
Enviado por: Bruno Jurema
ASSIM É O PSDB.
Estive lendo sobre a CPI da PETROBRÁS.
Li que o PSDB foi o autor do requerimento.
Depois disso, fui levado a acreditar que os políticos desse partido estão querendo mostrar ao país que são honestos.
Aos freqüentadores desse blog, assusta-me figuras do PSDB assinando CPI.
Dentre elas, destaca-se Tasso Jereissati.
Esse cidadão tem processo no Supremo por desvio de dinheiro público.
Ele faliu o Banco do Estado do Ceará - BEC
O Banco Central fez uma auditoria e seguiu os cheques dos falsos empréstimos feitos pelo BEC, e comprovou que os beneficiários foram os financiadores da campanha dele, Tasso Jereissati, ao senado.
Segundo consta, foi quase um bilhão de reais.
Em virtude disso o Banco do Estado do Ceará - BEC faliu.
Após a falência, o banco foi federalizado pelo famigerado FHC.
Quer dizer, um governador assaltou um banco e a União (ou seja, nós brasileiros) assumimos os prejuízos do roubo.
O jornal Tribuna da Imprensa, na coluna do Hélio Fernandes, destacou esse fato.
O processo contra o senador Tasso Jereissati dorme aos pés de seu, agora, compadre Gilmar Mendes.
Tem mais: na privatização da Companhia de Eletrificação do Ceará-COELCE, empresa de eletrificação do governo do estado do Ceará, privatizada por ele, Tasso Jereissati, aconteceram fatos escabrosos que os políticos e a justiça do Ceará, sequer tocam no assunto.
Alguns políticos por medo.
Outros, da justiça, por medo também.
O primeiro fato é sobre dinheiro da privatização: o cearense não viu nem a cor desse dinheiro.
Ainda sobre a privatização da COELCE, outro fato estranho chamou a atenção dos cearenses.
Prestem atenção para esse fato mais que inusitado.
A COELCE possuía um Centro de Treinamento localizado no Bairro João XXIII, uma área muito valiosa de, aproximadamente, 6,0ha. (Vejam a foto no Google Earth posição 3º. 46`06,65”S, 38º. 35`04,39 O)
ANTES da privatização da COELCE, o governo do estado repassou para uma associação dos servidores da companhia aquele imóvel.
Concluída a privatização, o valioso imóvel, que deveria ter sido incluído na venda, MILAGROSAMENTE, apareceu nas mãos do grupo do governador e hoje é a sede de sua universidade, cujo reitor é seu braço direito e ex-Secretário dos Recursos Hídricos José Liberato Barroso.
O agora senador Tasso Jereissati aparece assinando pedido CPI.
Coisa que, como governador, NUNCA permitiu ser feito para apurar a privatização da COELCE.
Assim é o PSDB.
http://www2.paulohenriqueamorim.com.br/?p=10583
Postar um comentário