sábado, 9 de maio de 2009

Camponeses reclamam que fábrica da Nestlé não emprega e gera exclusão no RS.

::

http://www.greenpeace.org/raw/image_full/international/photosvideos/photos/greenpeace-action-at-nestle-he

Fonte: Agência Chasque

A multinacional sueca Nestlé inaugurou em Setembro do ano passado (2008) na cidade de Palmeira das Missões (RS) uma das dez maiores unidades do país no segmento lácteo. Na época em nota a imprensa, o presidente da Nestlé Brasil, Ivan Fabio Zurita, enfatizou que unidade de Palmeiras das Missões teria por objetivo envolver pequenos produtores de agricultura familiar com o intuito de promover o desenvolvimento socioeconômico dessas famílias, bem como gerar 250 empregos diretos e outros mil indiretos. Passados oito meses, Plínio Simas, integrante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) da região Norte, enfatiza que até o momento nada disso tem se concretizado.

“A Nestlé, quando é para pegar recursos públicos dos governos estadual e federal faz promessa de gerar muitos empregos. Na verdade, aqui em Palmeiras das Missões, essa grande empresa que é a Nestlé não tem gerado os empregos que prometeu. É muito pouco emprego e grande parte dos empregos gerados foram terceirizados para empresas que não são da grande região de Palmeira das missões”, diz.

Nesta semana iniciou a seleção dos produtores que irão fornecer leite à empresa. Plínio ressalta que este processo está gerando exclusão, visto que os pequenos produtores não possuem a estrutura exigida pela multinacional.

“Já começou a seleção e a exclusão dos agricultores que não tem uma certa estrutura na produção de leite. Esta grande empresa faz uma competição com as pequenas empresas e inclusive com as cooperativas, indo para cima, tirando os produtores dessas cooperativas e depois fazem a seleção, jogando muitos pequenos produtores para a exclusão”, afirma.

Simas ainda destaca que não está sendo fabricado o leite em pó na região como a empresa havia prometido. O que ocorre é a fabricação da pasta láctea a qual é transportada para o interior paulista onde então é industrializada.

Para sua instalação em Palmeiras das Missões, a empresa sueca contou com a queda de algumas barreiras tarifárias, isenção de impostos e certidões de saúde animal para a exportação do leite como também a doação de um terreno equivalente a 20 hectares. Atualmente, o faturamento anual da Nestlé está na faixa dos R$ 11,5 bilhões.

Fonte: Brasil Autogestionário

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: