domingo, 14 de setembro de 2008

A falência do quarto maior banco dos Estados Unidos

::


CRISE NO SISTEMA FINANCEIRO

A falência do quarto maior banco dos Estados Unidos

O Lehman Brothers declarou falência nesta segunda-feira, provocando quedas nas bolsas de valores de todo o mundo. Duramente atingido pela crise no mercado imobiliário dos EUA, somente na semana passada, o banco perdeu mais de 77% de seu valor de mercado. Grupo de dez grandes bancos anuncia constituição de fundo de emergência.

O Lehman Brothers, o quarto maior banco de investimento dos Estados Unidos, declarou falência nesta segunda feira. Simultaneamente, outro dos maiores bancos dos EUA, o Merrill Lynch foi comprado pelo Banco da América por cerca de 50 mil milhões de dólares. Os dois anúncios tiveram
grande efeito nas bolsas de todo o mundo, que registraram queda.

O Lehman Brothers mantém negócios com os principais bancos do mundo e sua falência deverá causar prejuízos a todas essas instituições. Somente na semana passada, o banco perdeu mais de 77% de seu valor de mercado. Entre março e agosto deste ano, perdeu US$ 6,7 bilhões.

Só no terceiro trimestre deste ano, o Lehman Brothers perdeu 3,9 mil milhões de dólares, na desdobramento da crise do mercado imobiliário dos Estados Unidos. Durante o fim-de-semana, outros bancos tentaram comprar o Lehman Brothers, primeiro o britânico Barclays e depois o Banco da América. Ambas as tentativas fracassaram porque o Tesouro dos EUA se negou a dar condições de apoio semelhantes às que deu ao JP Morgan em março passado quando este adquiriu o Bear Stearns. O secretário de Estado do Tesouro dos EUA, Henry Paulson alegou que tal apoio faria com que todos os bancos dos EUA em condições semelhantes solicitassem o mesmo apoio.

O Banco da América decidiu então comprar o Merryl Linch, o terceiro banco de investimento dos EUA, que desde o início da crise do mercado imobiliário perdeu 52 mil milhões de dólares.

O Federal Reserve (banco central dos EUA), anunciou no domingo um conjunto de novas medidas para ajudar o sistema financeiro, nomeadamente a ampliação dos mecanismos para a concessão de empréstimos.

Um grupo de 10 bancos, dos maiores de todo o mundo, anunciou a constituição de um fundo de 70 bilhões de dólares para fazer frente às necessidades de crédito. Cada um desses bancos poderá receber uma injecção de liquidez até o máximo de um terço do valor total do fundo. Os bancos que constituíram este fundo, que incluem Banco da América, Barclays, Deutsche Bank, UBS, JPMorgan e Citigroup, indicaram que outros bancos poderão participar na iniciativa e ampliar o valor do fundo.

Fonte: Agência Carta Maior

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: