quarta-feira, 1 de abril de 2009

A ONG Lua Nova - Empreiteira Escola e outros projetos que geram renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

::

por Cida Medeiros

Olá Nassif,

peço sua ajuda para divulgar a instituição Lua Nova que está enfrentando o desafio de se capitalizar para continuar com seus inúmeros projetos. O site traz todos os detalhes do que é feito pela entidade http://www.luanova.org.br. O que adianto é que eles desenvolvem um trabalho espetacular com mulheres, principalmente as desassistidas jovens, muitas grávidas.

Na Lua Nova existe um grupo de geração de renda que produz bonecas de pano LINDAS! Esta é uma forma de colaborar: comprando ou divulgando o trabalho.

“A Associação Lua Nova atende a jovens mães e seus filhos em situação de vulnerabilidade social. Criada em 2000, a Lua Nova é uma iniciativa não-governamental, com sede em Sorocaba (SP). Na ONG são desenvolvidas e experimentadas diferentes técnicas e práticas de inserção social das jovens, incluindo ações de geração de renda, trabalho, redução de danos e desenvolvimento comunitário.”

Empreiteira Escola PDF Imprimir E-mail

Percebemos que a conquista da moradia (construção civil) assim como a especialização na mesma poderiam ser explorados na Lua Nova. Assim estamos desenvolvendo uma tecnologia que auxilia na construção de casas por jovens mulheres.

Esta ação, além de pedagógica é empoderadora, pois ela desenvolve um senso de luta de empoderamento. Quem constrói uma casa constrói qualquer coisa, TAMBÉM auxilia concretamente no processo de inserção. A produção de tijolos da casa também além de baratear o custo da mesma simbolicamente demonstra o potencial destas jovens e a capacidade de poder morar e criar seu espaço com seu filho, tijolo por tijolo.

Este projeto conta com a parceria da Ação Moradia (organização social sediada em Uberlândia-MG que desenvolve projetos de fabricação e autoconstrução de casas de tijolos ecológicos), a Faculdade de Engenharia de Sorocaba (que desenvolve tecnologias de construção de casa de baixo custo), Petrobrás, Instituto Camargo Côrrea, WCF, Embaixada da Itália.


Image


.:: Geração de Renda ::.


Vejam aqui o canal de vídeos da Lua Nova.


Fontes: Blog do Nassif e Ong Lua Nova

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: