terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe suína: neoliberalismo mata!

::

por Eduardo

A gripe suína só atingiu a proporção que tomou no México por causa dos anos seguidos de governo de direita por lá. É como se o PSDB tivesse estivesse no poder aqui no Brasil desde 1990.
Se a "epidemia" de sequestros e descontrole da ordem já demonstravam a (triste) falência do estado mexicano (causada pelos conservadores, fraudadores de eleições), essa gripe suína vem demonstrar a impotência do governo de nosso irmão latino para conter a epidemia.
Para que tenham uma ideia, agora (pouco depois da 0h do dia 28), o México tem apenas 20 casos confirmados (menos até que os EUA) e milhares de casos suspeitos. As mortes no México também carecem de confirmação.
Passeando pelos blogs e portais mexicanos e da comunidade latina, é possível encontrar relatos de pessoas que estão no Mexico, e creditam a crise ao governo, que sucateou estrutura do sistema de saúde.
O estoque de Tamiflu [uma das drogas eficazes (e assunto para um artigo de cunho mais conspiracionista sobre a alta das vendas de remédios e ações de laboratórios)] é baixo por lá, e até domingo, não se tinha perspectiva de comprar mais .
Os laboratórios mexicanos, simplesmente não são dotados de infra-estrutura para confirmar os casos. Eles os tratam como suspeitos, e não se tem certeza se os mortos morreram ou não da gripe norte-americana (como a Organização Internacional e Epizotias sugere que ela seja chamada).
A combinação Nafta conservadorismo de direita privatizações falta de políticas públicas causou tudo isso.

Fonte: Vi o Mundo

::


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: