quinta-feira, 30 de abril de 2009

De Saturnino para Dilma

::

por Maurício Dias

Durante encontro casual com o ex-senador Saturnino Braga, ele falou que tinha superado problema de saúde semelhante ao que enfrenta a ministra Dilma Rousseff. Um câncer linfático em situação mais grave. Político de conduta exemplar com as questões públicas, Saturnino, hoje com 78 anos, estava preocupado com a saúde de Dilma e com as repercussões políticas do episódio. Posteriormente, enviei-lhe um e-mail, no qual perguntei sobre a conveniência de divulgar a história. Eis a resposta:

“Pode tornar público. Há cinco anos, em junho de 2004, comecei a sentir dores fortes na coluna. Fiz, a pedido médico, uma tomografia do tórax e foi constatada a presença de dois tumores grandes no mediastino, medindo cada um 7 centímetros de diâmetro, com ramificações que atingiam a aorta, enlaçada, e a coluna vertebral, invadida. Daí as dores que comecei a sentir; antes não sentia absolutamente nada. Feita a biópsia, muito dolorosa, pela introdução de uma agulha de uns 15 centímetros a frio, para retirada de material dos tumores, foi diagnosticado um linfoma não-hodgkin de células grandes, exatamente o mesmo tumor que foi retirado de Dilma. Pensei que teria, talvez, uns três ou seis meses de vida e me preparei.

O tratamento foi especialmente penoso, porque havia células cancerosas no líquido da coluna e tive de fazer quimioterapia intratecal, com injeções dentro da coluna uma vez por semana. No mais, fiz a quimioterapia comum, durante quatro meses, que arrasa a pessoa alguns dias após cada aplicação semanal, pois faz cair todo o cabelo e dá uma prostração muito grande em todo o período. Mas tudo passou e seis meses depois estava recuperado. Hoje estou completamente curado”.

Fonte: Carta Capital

::
Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: