por Paulo Henrique Amorim
. A publicação Teletime, de Rubens Glasberg (muitas vezes processado por Daniel Dantas e sua famiglia) e o excelente repórter Samuel Possebon realizaram o mais completo trabalho jornalístico de inventariar os crimes e as fraudes do “brilhante” passador de bola, apanhado no ato de passar bola, o economista competente Daniel Dantas.
. Duas vezes indiciado pelo trabalho do ínclito delegado Protógenes Queiroz na Operação Satiagraha, Dantas corre o risco, de novo, de ir parar atrás das grades, enquanto não se salva com um HC de instâncias onde tem “facilidades”.
. É bom notar nesse trabalho de Samuca, aqui reproduzido da Teletime, que o melhor está por vir: a fraude da BrOi, que consistiu em dar dinheiro do BNDES a dois empresários (???) (Carlos Jereissati e Sérgio Andrade), que não botaram um tusta no negócio e pagou um cala-a-boca de US$ 1 bilhão a Dantas.
. Isso ainda vem por aí: clique para ler as declarações do ínclito delegado Protógenes sobre o mais novo (outros virão por aí, haja HC !) indiciamento de Dantas e a próxima etapa, a fase BrOi da Satiagraha.
. Por falar nisso: o que faz a CVM ? Existe ? Tem medo do Dantas ?
. E por falar nisso: quando o Banco Central do presidente do BankBoston vai cassar a licença para fraudar do “banco” Opportunity ? Meirelles também medo de Dantas ?
Vamos ao ABC das fraudes do “brilhante” (*):
CASO OPPORTUNITY
Indiciamento de Daniel Dantas passa pelo Opportunity Fund
por Samuel Possebon
Daniel Dantas e mais doze diretores do grupo Opportunity foram indiciados pela Polícia Federal nesta segunda, 27, em decorrência das investigações da Operação Satiagraha. Além de Dantas, a PF também decidiu indiciar Verônica Dantas (irmã do banqueiro), Arthur Joaquim de Carvalho, Eduardo Penido Monteiro, Norberto Aguiar Tomaz e Danielle Silbergleid Ninio, todos por formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e empréstimo vedado. Os nomes dos demais indiciados ainda não foram revelados pela Polícia Federal. O indiciamento não significa a condenação. O Ministério Público terá que fazer a denúncia (o que, segundo o procurador Rodrigo De Grandis, será feito nos próximos 15 dias) e a denúncia precisa ser aceita pela Justiça, para que então o Opportunity possa apresentar sua defesa e o julgamento realizado. Todo esse processo até o julgamento deve levar anos.
O principal foco das investigações da Polícia Federal foi o Opportunity Fund, empresa central de Dantas em todas as cadeias societárias que foram montadas após o processo de privatizações da década de 90, sobretudo na área de telecomunicações. O Opportunity Fund, como se recorda, fez parte da cadeia de controle da Brasil Telecom, Telemig Celular, Amazônia Celular e da composição societária da Telemar. O fundo, constituído nas ilhas Cayman na década de 90, chegou a ser investigado e punido pela CVM em decorrência de desrespeito às regras do Anexo IV, mas em 2007 foi absolvido pelo Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional.
Este noticiário, ao longo dos últimos anos, apontou uma série de indícios de irregularidades envolvendo o Opportunity Fund, alguns dos quais voltaram à tona pela Operação Satiagraha. Outros, seguem aguardando investigação das autoridades ou foram esquecidos. A seguir, o índice de algumas das reportagens de TELETIME sobre o Opportunity Fund que ajudam a reconstruir os passos dados por Dantas ao longo dos últimos anos:
* Opportunity Fund comprou ações de teles fazendo garimpagem
* Opportunity Fund burlou regras do Anexo IV
* Conflitos de interesse nas investigações da CVM sobre o Opportunity Fund
* Editorial de TELETIME sobre os conflitos de interesse na CVM
* Presidente da CVM processa TELETIME após denúncias
* Opportunity Fund condenado pela CVM
* Investigações pendentes sobre o Opportunity Fund
* Opportunity Fund é usado para tomada de controle na Telemig Celular
* Fornecedores de BrT fizeram investimentos no Opportunity Fund
* Fornecedores da BrT fizeram investimentos no Opportunity Fund 2
* Brasil Telecom financiou negócios do Opportunity Fund
* Dantas tenta usar Opportunity Fund para acordo com italianos
* Opportunity lucra com venda da Telemig Celular
* Opportunity Fund absolvido pelo Conselhinho
* Opportunity processa BrT com ações garimpadas pelo Opportunity Fund
* Citibank e Dantas fazem acordo em Nova York
* Opportunity sai do setor de telecomunicações
* Operação Satiagraha investiga a BrOi
* Opportunity Fund é alvo da Satiagraha
* Estruturas societárias são alvo de investigação
* Empresas montadas por Dantas foram alvo de busca e apreensão
(*) Como se sabe, o Farol de Alexandria, aquele que estudou Marx nas aulas do Gianotti, disse num programa do Kennedy Alencar que Dantas é “brilhante”… É provável que, atrás das grades, Dantas dê aulas aos alunos do iFHC, Instituto Fernando Henrique (que investe o caixa no banco Opportunity) sobre o tema “fusões e aquisições no mundo pós –moderno, ou estratégias do ‘avanço’ ”. Quem vai fornecer a tecnologia do “à distância” pode ser o IDP, do Supremo Presidente ….
Fonte: Conversa Afiada::
Nenhum comentário:
Postar um comentário