terça-feira, 3 de junho de 2008

Jamais desistirei da democratização da mídia

por Marcelo Salles

Prezados amigos, bom dia. Hoje trago boas notícias a respeito do Fazendo Media. Nessas duas primeiras semanas de campanha para manter nossa sede, no centro do Rio de Janeiro, conseguimos arrecadar, entre assinaturas e doações, o suficiente para seguirmos firmes até pelo menos o final do ano - uma grande vitória para quem teria que entregar as chaves em dois meses. Durante este período será prioridade do grupo investir na consolidação deste projeto de jornalismo alternativo, cujo foco principal é a democratização dos meios de comunicação e, por extensão, a democratização do próprio país em que vivemos.

Além das assinaturas e doações, fechei um contrato de anúncio por um ano, que vai nos garantir mais alguns meses de manutenção do aluguel. Se tudo der certo, a partir da semana que vem já terei aqui o banner desse novo parceiro, que ficou sensibilizado com nossa situação e resolveu ajudar. Pedirei a gentileza de todos para clicarem e conhecerem o projeto que vai nos apoiar.

Aproveito para renovar o agradecimento a todos os meios de comunicação amigos que nos deram espaço, como Carta Maior, Caros Amigos e os blogs de Eduardo Guimarães, Mello e Pirata, além da página do MST. E abraçar, sobretudo, a todos os leitores que escreveram de diversos estados do país prestando sua solidariedade e deixando mensagens de incentivo, mesmo quando não podiam contribuir financeiramente.

Quero ressaltar o apoio muito especial do Rogério Goulart, que é nosso assinante desde que começamos a fazer assinaturas. Já se vão uns 4 anos. Talvez ele seja um de nossos leitores mais fiéis, pois nunca nos abandonou. E nesse momento de dificuldade por que passamos, Rogério soube compreender quando atrasamos a entrega do seu jornal e, mesmo assim, enviou-nos generosa doação. Pode ter certeza, meu amigo, que não iremos decepcioná-lo.

Ao iniciar esta campanha para manter a sede do Fazendo Media, pensamos num cronograma de curto, médio e longo prazo. Trata-se de um planejamento que precisa ser assumido por cada um que compõe o nosso jornal para podermos avançar em nossos objetivos. Assim, no curto prazo, ou seja, até o final do ano, nossa meta era arrecadar o suficiente para alcançar o fim do ano. Felizmente esta etapa já foi superada, com grande antecedência, o que nos alivia o sufoco e permite, inclusive, que trabalhemos melhor, sem o garrote no pescoço.

No médio prazo, nosso objetivo é conquistar uma arrecadação fixa de modo que consigamos, em 2009, manter o aluguel da sala e um jornalista trabalhando em meio período. Isto seria um enorme passo para o jornal, que nunca teve condições de remunerar ninguém. Uma pessoa destacada para esta função ampliaria consideravelmente o alcance da nossa mensagem, tanto pelas reportagens exclusivas a que se poderia dedicar quanto pela organização das tarefas administrativas, que consomem um tempo de trabalho considerável.

No longo prazo, ou seja, de 2010 em diante, a proposta é consolidar a estrutura e ampliá-la para dois jornalistas e um secretário - claro que sempre avaliando regularmente a conjuntura e avançando conforme as possibilidades. Para tanto, nós contamos com 3 fontes de arrecadação: assinaturas, doações e anúncios. Como somos um veículo marginal, à margem do sistema de comunicação dominante, nós contamos muito, mas muito, com a divulgação dos leitores. Aliás, em vocês reside nossa força. Não temos grana para anunciar o Fazendo Media em lugar nenhum e mal temos pernas para distribuir o impresso nas bancas, livrarias, escolas, universidades, cursos pré-vestibular, centros comerciais e culturais, etc. Além disso, as corporações de mídia jamais publicarão reportagem sobre nosso trabalho (compreensivelmente).

Portanto, amigos, recorro a todos vocês e peço que mantenham o esforço de divulgação do Fazendo Media. Se ainda não assinaram, façam uma assinatura. Se conhecem alguém que possa vir a anunciar por aqui, digam que a cada dia temos 2 mil visitantes únicos e 5 mil page/views, além, é claro, de ressaltar o apoio ao projeto político que defendemos. E se conhecem alguém que pode fazer uma doação de qualquer valor, informem o número de nossa conta na Caixa Econômica Federal.

De uma coisa vocês podem ter certeza. Eu, Marcelo Salles, jamais desistirei. Não há nada nesse mundo que me faça abandonar a luta pela democratização da mídia no Brasil, pois estou convencido de que o país só experimentará uma democracia plena quando os diversos setores da sociedade possuírem oportunidades iguais de expressão.

Assinatura:
Um ano (doze edições): R$ 45,00
Dois anos (vinte e quatro edições): R$ 85,00

Conta para depósito:
Caixa Econômica Federal
Agência: 0222
Conta: 3131-2
Operação: 013

Após o depósito, escreva para assinatura@fazendomedia.com e informe nome, telefone de contato e endereço completo (com CEP) para completar sua assinatura. Entregamos em todo o Brasil.

Fonte: Fazendo Media


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: