quinta-feira, 26 de junho de 2008

Eleições em São Paulo

Iglecias: dupla polarização em São Paulo

Conforme prometido, segue abaixo a análise do professor Wagner Iglecias da pesquisa Ibope sobre o cenário eleitoral na cidade de São Paulo.

A divulgação da mais recente pesquisa Ibope de intenção de voto para a eleição de prefeito da cidade de São Paulo, feita nesta quarta-feira, traz dados já relativamente conhecidos: a ex-prefeita Marta Suplicy mantém pequena margem de liderança sobre o ex-governador Geraldo Alckmin, enquanto o atual prefeito Gilberto Kassab segue bem atrás, mais próximo das intenções de voto de Paulo Maluf e Luiza Erundina do que dos dois líderes da corrida eleitoral.

Faltando pouco mais de quatro meses para o pleito, parece bastante provável que Marta, que teve uma gestão bem avaliada pela população quando passou pelo comando da cidade, venha a estar no segundo turno da disputa. Faz sentido, afinal, com a quase certa ausência de Luiza Erundina na disputa, sobra para Marta toda a faixa progressista do eleitorado paulistano, a qual está longe de ser desprezivel. Já entre os eleitores mais conservadores, a tendência é a divisão de votos entre o candidato oficial do PSDB, Geraldo Alckmin, e o candidato da coligação DEM-PMDB, Gilberto Kassab.

Muita água ainda deverá rolar por debaixo da ponte até que o quadro esteja mais definido, mas a julgar pelas últimas pesquisas há uma tendência de consolidação da polaridade entre Marta e Alckmin. Talvez o que venha a alterar esta possibilidade seja o início da campanha eleitoral na televisão, na qual Kassab terá preciosos minutos para mostrar-se ao eleitorado, bem como o papel que será desempenhado pelo governador José Serra em relação aos dois principais candidatos do campo conservador. Serra terá de apoiar, pelo menos de público, seu correligionário Alckmin, mas muito se diz que o governador tem em seu ex-companheiro de chapa Gilberto Kassab o seu preferido. A temperatura da provável disputa que ambos deverão travar pela definição de quem enfrentará Marta no segundo turno poderá, em maior ou menor grau, tornar mais curto o caminho da petista até o Palácio do Anhangabaú.

Wagner Iglecias é doutor em Sociologia e professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Marta sobe, Alckmin cai e Kassab estaciona

A seguir, matéria do G1 detalhando a nova pesquisa do instituto Ibope sobre a sucessão municipal em São Paulo. Como os leitores poderão perceber, a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) subiu um ponto percentual em relação ao levantamento anterior, ao passo que Geraldo Alckmin (PSDB) perdeu 3 pontos e o prefeito Gilberto Kassab (DEM) manteve-se estável, sem oscilação alguma. No próximo post, a análise de Wagner Iglecias para o Entrelinhas sobre os novos números do Ibope.

Pesquisa Ibope aponta Marta com 31% e Alckmin com 25% em São Paulo

É o segundo levantamento do Ibope para a eleição em São Paulo.
Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), tem 13%.

Do G1, em São Paulo

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (25) aponta Marta Suplicy (PT) com 31% das intenções de voto e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) com 25% na corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo.

Segundo o Ibope, o prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Gilberto Kassab (DEM), tem 13%. O deputado federal Paulo Maluf (PP) soma 8%, e a também deputada Luíza Erundina (PSB), 7%. A vereadora Soninha (PPS) surge com 2%. O deputado Paulinho da Força (PDT) tem 2%. Brancos e nulos somam 9% e não sabem/não opinaram, 2%.

A pesquisa foi contratada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp). O Ibope entrevistou 602 eleitores na capital paulista no período entre 21 a 23 de junho. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O instituto também pesquisou outros três cenários diferentes para o primeiro turno das eleições. No cenário 2, sem Maluf, Marta Suplicy aparece com 32%, contra 27% de Alckmin, 14% de Kassab, 9% de Erundina, 2% de Paulinho da Força, 2% de Soninha, 1% de Ivan Valente (PSOL) e 1% de Zulaiê Cobra (PHS). Brancos e nulos somam 10% e não sabem/não opinaram, 3%.

No cenário 3, sem Erundina, o Ibope aponta Marta com 34%, Alckmin, 27%; Kassab, 14%; e Maluf, 8%. Em seguida, vêm Soninha, 2%; Paulinho, 2%; Zulaiê Cobra, 1%; brancos e nulos, 10%; e não sabe/não opinou, 2%.

No cenário 4, sem Erundina e Maluf, Marta tem 36%; Alckmin, 30%; Kassab, 15%; Paulinho, 2%; Soninha, 2%; Ivan Valente, 1%; Zulaiê Cobra, 1%. Brancos e nulos somam 11%, e não sabe/não opinou, 3%.

A pesquisa está registrada na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo/ SP, sob o protocolo nº 00900108-SPPE.

Segundo turno
Para um eventual segundo turno, o Ibope pesquisou três diferentes cenários. No primeiro, sem Alckmin, Marta tem 50% das intenções de votos e Kassab, 36%. Brancos e nulos somam 13%, e não sabe/não opinou, 2%.

Num segundo cenário, sem Kassab, Alckmin assume a liderança, com 49% das intenções de voto, ante 41% de Marta. Brancos ou nulos somaram 9%, e não sabe/não opinou, 1%.

No terceiro cenário, sem Marta Suplicy, Alckmin tem 54% e Kassab, 25%. Brancos e nulos totalizaram 19%, e não sabe/não opinou, 2%.

Primeira pesquisa Ibope
O primeiro levantamento do Ibope para a eleição em São Paulo foi divulgado no dia 3 de junho. Nessa pesquisa, com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, foram entrevistados 602 eleitores na capital paulista no período entre 27 a 29 de maio.

Na ocasião, o instituto também pesquisou quatro diferentes cenários para o primeiro turno das eleições. No cenário principal, Marta Suplicy (PT) tinha 30% das intenções de voto, contra 28% de Geraldo Alckmin (PSDB), 13% de Gilberto Kassab (DEM) e 9% de Paulo Maluf (PP).

Propaganda eleitoral
Para o diretor de atendimento e planejamento do Ibope, Helio Gestaldi, a tendência é que os pré-candidatos mantenham índices próximos aos registrados nos dois levantamentos, com pequenas oscilações, até o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, em 19 de agosto.

"Costumamos dizer que este o ínicio da propaganda no rádio e na TV é o grande divisor de águas da campanha, quando os candidatos têm que se preparar para uma mudança de estratégia, para a nova dinâmica que as campanhas tomam", disse.

Ainda segundo Gestaldi, é esperado que o prefeito Gilberto Kassab, que não participou de campanhas à prefeitura anteriormente, ganhe "alguns pontos" já no início da propaganda.

Fonte: Blog Entrelinhas


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: