sexta-feira, 27 de junho de 2008

A morte de dona Ruth

por Luis Nassif

Quando passei na Rua Rio de Janeiro e vi ambulância, corpo de bombeiros, parecia claro que o desfecho se dera.

Como primeira dama, dona Ruth foi um modelo. Jamais abriu mão das convicções políticas, exercitou a área social do governo com vontade da mudança, não se deslumbrou com o poder. Sua discrição, espírito público, seriedade serão lembrados para sempre.

Na história do Brasil moderno jamais existiu primeira dama que somasse tantas qualidades quanto dona Ruth.

Comentário

A quantidade de comentários que tenho vetado, atacando tanto dona Ruth quanto dona Marisa, me deixa assustado. Como pode a radicalização política chegar a tal grau de mesquinharia.

____________________________________________________________________

Os dois companheiros

Pena que as edições eletrônicas dos jornais não publiquem as fotos das edições impressas.

Hoje os jornais trazem na primeira página fotos de FHC e Lula em volta do caixão de dona Ruth. Fotos formais de duas personalidades da história do Brasil moderno.

O Valor traz o abraço dos amigos separados pela política, Lula de costas, FHC com os olhos fechados, abraçando-o fortemente. Merecia primeira página inteira.

É uma foto para entrar para a história quando se for contar a epopéia dos dois presidentes que definiram – para o bem e para o mal – o novo Brasil.

A conta final terá muito passivo a ser cobrado, a perda de oportunidade por falta de visão estratégica, de ousadia, a tragédia da criação da âncora da dívida pública, que deixou e deixará o país amarrado por tantos anos ainda. Mas muitos pontos positivos, como a consolidação da democracia, o processo de inclusão social.

Pouco importam os balanços. Naquele momento, no salão onde dona Ruth estava sendo velada, o abraço revelava a face civilizada da política brasileira, o encontro dos dois companheiros, dois personagens da história, que, partindo da luta contra a ditadura, nos anos 80, conseguiram, cada qual, imprimir sua marca no país.

E, agora, ambos, solidários na mais humana das dores: a solidariedade em torno da perda da pessoa querida.

Por Adjutor Alvim

Nassif, acho também interessante ressaltar a vinda, no avião presidencial, da camareira do Palácio da Alvorada. Acho que também diz um pouco sobre nossos dois últimos casais presidenciais.

PS - Quem poderia mandar mais informacoes sobre a camareira?

Comentário

Estava olhando com mais detalhes a foto da Folha, o pequeno gesto de FHC alisando o rosto da companheira de toda vida.

Fonte: Blog do Nassif

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: