segunda-feira, 23 de junho de 2008

Jogou a toalha e venceu

por Luis Nassif

Os jornais ainda não se deram conta de que a informação circula amplamente hoje em dia. Não dá para forçar interpretações, julgando que o leitor continua sendo um agente passivo da informação (clique aqui).

O caso da convenção do PSDB em São Paulo é claro. Geraldo Alckmin lançou sua chapa. O governador José Serra estimulou o lançamento de uma segunda chapa, de apoio a Gilberto Kassab, do DEM. A chapa começou com um determinado número de correligionários, suficiente para viabilizar ao menos sua apresentação na convenção. No meio do caminho houve a desistência de dezenas desses signatários, ao mesmo tempo em que saíram denúncias de compras de votos. A chapa Kassab estava totalmente inviabilizada, quando ocorreu a desistência.

Não se sustenta a tentativa do Estadão de transformar a derrota em vitória de Serra, de elevá-lo a promotor da conciliação.

A manchete principal "Serra promove acordo e PSDB confirma Alckmin" sugere uma falsa relação de causalidade. Se Serra não promovesse o acordo, Alckmin seria confirmado do mesmo modo. É a mesma coisa que um treinador jogar a toalha no ringue, depois de ver seu lutador apanhando, e a crítica afirmar que graças ao treinador estabeleceu-se a paz que permitiu a vitória do adversário.

Na hora em que tiver motivos reais para elogiar Serra, quem vai
acreditar?


Fonte: Blog do Luis Nassif


Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário: