segunda-feira, 23 de junho de 2008

Economia dos EUA pode estar iniciando sua "década perdida"


do site Vermelho


A exemplo da América Latina nos anos 80 e do Japão nos 90, a maior economia do mundo pode estar vivendo, neste início do século 21, a sua "década perdida". Recessão, desemprego em alta, crise bancária, confiança do consumidor em baixa e um crescente déficit público são hoje palavras mais ouvidas nos Estados Unidos do que no resto do mundo. Acostumados a dar conselhos, especialmente aos países em desenvolvimento, os americanos não sabem a extensão da própria crise e, para enfrentá-la, têm jogado na lata de lixo parte do receituário econômico que sempre defenderam para outros países.


Por Cristiano Romero, do Valor Econômico



Em março, por exemplo, autorizaram o seu banco central, o Federal Reserve (Fed), a abrir uma linha de crédito para salvar bancos de investimento e corretoras em apuros (por causa da crise de crédito subprime, de alto risco), algo que não era feito desde 1936.

Bancos americanos e europeus já perderam, na crise atual, mais de US$ 330 bilhões, mas isso deve ser apenas um terço da história. A expectativa do mercado e de especialistas é que o estrago chegará a US$ 1 trilhão, algo equivalente a 60% do PIB brasileiro.

"Trata-se da maior crise bancária desde os anos 20 [quando houve o crash da Bolsa de Nova York]. Para se ter uma idéia, na crise da dívida dos anos 80, os bancos [internacionais] perderam US$ 200 bilhões. Na crise japonesa dos anos 80, a perda [dos bancos japoneses] foi de aproximadamente US$ 500 bilhões e isso provocou um longo período de estagnação", diz David Beim, ex-consultor do Fed e hoje professor da Columbia Business School, em Nova York.

A derrocada do quinto maior banco americano (o Bear Stearns, em março), seguida de uma operação de salvamento promovida pelo Fed, que transferiu o controle da instituição para outro banco (o JP Morgan Chase), foi, na avaliação de Bill Rhodes, "apenas o começo". Rhodes foi, nos anos 80 e 90, um dos principais responsáveis pela renegociação da dívida externa de países latino-americanos. No caso brasileiro, presidiu o comitê-assessor dos bancos credores. Hoje, é vice-presidente do Conselho de Administração do Citigroup, ironicamente o banco que mais perdeu dinheiro, até agora, com a crise bancária, cerca de US$ 40 bilhões.

Rhodes, que, a pedido do governo brasileiro, ajudou a convencer bancos internacionais a manterem abertas as linhas de crédito comercial na crise de 1999, está pessimista. "Com a ação dos bancos centrais para prover liquidez e das novas linhas de crédito criadas pelo Fed, a situação melhorou, mas não estamos no fim disso. Os bancos não querem emprestar uns para os outros. Há um empoçamento de liquidez", explica o experiente executivo. "A turbulência no setor bancário criou uma situação de desconfiança."

A economia real sentiu o baque. Embora ainda não tenha sido decretada oficialmente - nos EUA, cabe ao National Bureau of Economic Research (NBER), uma entidade privada, sem fins lucrativos, fazer isso -, a recessão, para a maioria dos analistas, já é realidade. É verdade que poucos acreditam na ocorrência de uma recessão profunda, mas, por outro lado, a maioria aposta que os efeitos da crise bancária sobre a economia vão perdurar, forçando os EUA a cresceram por um bom tempo abaixo do seu potencial.

No governo do presidente Bill Clinton (1993-2000), o PIB americano cresceu de forma acelerada - a média anual foi de 3,7% - graças ao boom tecnológico, que incentivou o aumento da produtividade, e à austeridade fiscal, que derrubou as taxas de juros a níveis historicamente baixos e estimulou o investimento privado. A tendência, agora, é crescer abaixo desse patamar. Há razões para acreditar nisso.

A crise do crédito imobiliário atingiu um setor vital da economia americana - o de construção de imóveis, principalmente residenciais. Segundo a economista Beth Bovino, da agência de classificação de risco Standard & Poor's, os preços dos imóveis caíram, em média, 17% desde o pico do mercado imobiliário, no fim de 2005. Em 2007, a queda do setor subtraiu meio ponto percentual do PIB. As perspectivas não são animadoras.

"Acreditamos que os preços vão começar a chegar ao fundo do poço neste verão [no hemisfério Norte], mas provavelmente [o pior cenário] não acontecerá antes do início de 2009", explica a economista, prevendo um desaquecimento duradouro. A situação é difícil porque, nos anos da bolha imobiliária, quando os preços dos imóveis nos EUA atingiram patamares historicamente altos, os americanos aproveitavam a valorização dos imóveis para tomar crédito e, assim, financiar o consumo. Essa possibilidade desapareceu.

Para complicar o quadro, o preço do barril de petróleo praticamente dobrou desde janeiro de 2007. Na sexta-feira, chegou a US$ 136. Há duas semanas, o banco de investimento Goldman Sachs previu que o barril chegará a US$ 150. Maiores consumidores de gasolina do mundo, os americanos perdem renda imediatamente quando os combustíveis sobem. A conseqüência disso é a contenção do consumo.

O consumo das famílias responde por 2/3 do crescimento do PIB dos EUA. É por essa razão que o país calcula, desde o início do século XX, o humor dos consumidores. Trata-se de um indicador crucial para analisar a atividade econômica. Para desespero dos analistas mais otimistas quanto às perspectivas da economia, o índice de confiança dos consumidores americanos, medido pela Universidade de Michigan, está no nível mais baixo em 28 anos.

Ao contrário da última recessão, ocorrida em 2001, desta vez a economia dos EUA pode, portanto, não contar com a ajuda dos consumidores para sair do atoleiro. "O que está acontecendo é muito mais sério do que aconteceu com os países emergentes nas crises das últimas décadas. Trata-se de uma crise nos EUA e, até certa extensão, do sistema financeiro da Europa. Algo muito mais perigoso e complicado", define um autoridade americana, que pediu para não ser identificada.

O governo já adotou várias medidas para atenuar a crise. Deu, por exemplo, estímulos fiscais, por meio de restituição de Imposto de Renda, com o objetivo de incentivar o consumo. O Federal Reserve, por sua vez, fez, desde setembro do ano passado, sete cortes na taxa de juros, trazendo-a de 5,25% para 2% ao ano. O problema é que, por causa do déficit público, que não pára de crescer, e da inflação, que no ano passado chegou ao maior valor (4,1%) em mais de uma década, há limites para novas medidas de estímulo à economia. "Emprego e consumo vão continuar sob pressão, com os estímulos fiscais fornecendo alívio insuficiente", atesta Richard Clarida, professor de Economia da Universidade de Columbia e ex-secretário assistente do Tesouro no governo Bush.

Beth Bovino, da S&P, também acha que os estímulos fiscais não serão satisfatórios. "Esperamos que a recessão seja moderada, mas os estímulos fiscais vão acabar, mantendo a recuperação em ritmo lento. Se os mercados financeiros continuarem fechados, se os preços dos imóveis residenciais continuarem a cair e se o petróleo continuar a subir, poderemos ter uma recessão em W [uma recessão branda, seguida de recuperação e de um novo mergulho em território negativo]", diz a economista.

Bovino acredita que a única forma de evitar uma recessão é a produtividade da economia se manter forte, os mercados financeiros reconquistarem a confiança e o preço do petróleo cair. Nada disso está acontecendo. Um dado preocupante é que a produtividade, que vem se mantendo elevada desde os anos 90, ajudando a manter a inflação sob controle, deverá crescer "modestamente" neste ano, de acordo com projeções do Goldman Sachs.

O esgotamento de medidas fiscais para reaquecer a economia leva a discussão para, talvez, uma das explicações da atual debilidade da economia dos EUA: a evolução das contas públicas. O ponto central da política econômica adotada pelo ex-presidente Clinton foi justamente promover um forte ajuste fiscal. Clinton recebeu de seu antecessor um déficit orçamentário em torno de 3% do PIB. Aumentando impostos e cortando gastos, o seu governo transformou o déficit em superávit quatro anos depois, entregando a seu sucessor um saldo positivo de 1% do PIB. O plano de Clinton era ousado: com os recursos do superávit, ele iniciou um programa de amortização da dívida pública, cujo o objetivo era eliminá-la até o ano de 2013.

George W. Bush assumiu o poder em 2001 e operou uma verdadeira desconstrução desse legado. Aumentou de forma drástica os gastos militares e, em 2008, segundo projeção da economista Abby Cohen, estrategista de investimento do Goldman Sachs, deverá levar o país a um déficit público de 3,5% do PIB, o equivalente a US$ 500 bilhões. Em sete anos de gestão Bush, o crescimento anual médio da economia caiu para 2,3% e o desemprego subiu.

A situação fiscal, na opinião de Robert Rubin, presidente do Conselho de Administração do Citigroup e principal arquiteto do programa fiscal de Clinton - ele foi secretário do Tesouro entre 1995 e 1999 - , é "desafiadora", na medida em que os problemas estruturais da economia americana nos próximos anos exigirão atuação do Estado. Foi Rubin quem cunhou, recentemente, a expressão "década perdida" para designar o momento vivido pelos EUA.

"Há enormes desequilíbrios nos sistemas de educação e saúde. O maior desafio do próximo governo é como construir um sistema político para enfrentar esses desafios", diz o ex-secretário, que vem atuando como conselheiro informal da campanha de Barack Obama, candidato do Partido Democrata à Presidência dos EUA. "O sistema global vai nos forçar a fazer isso [a ter disciplina fiscal]. É melhor que façamos antes. Obama tem defendido a volta de um sistema fiscal sólido."

Abby Cohen, que costuma ser criticada por seus pares pelo excesso de otimismo - ela costuma dizer que a economia americana é um "supertanque de guerra que se move lentamente, mas sempre para a frente" -, pontua que o déficit público atual é cíclico (por causa dos gastos militares). Ela vê problemas adiante por causa da aposentadoria da geração nascida no pós-guerra e batizada de "baby-boomer". Essa geração, diz a economista, vai parar de trabalhar, aumentar os gastos oficiais com aposentadoria e diminuir o pagamento de impostos. O problema será resolvido, diz ela, se se aumentar "um pouco" a idade mínima de aposentadoria. O que Cohen considera mais preocupante é o custo do Medicare, programa oficial do governo que provê cobertura de saúde para quem tem mais de 65 anos.

Fonte: Vermelho



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